SICTC confia que ICMS sobre o calçado gaúcho será reduzido

29.11.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Diante da redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado de São Paulo, o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Joel Brando Klippel, confia de que o mesmo ocorrerá no Rio Grande do Sul. O governo paulista reduzirá a taxa de 7% para 3,5%, em anúncio feito pelo governador paulista João Doria na terça-feira (26).

Klippel declarou nesta sexta-feira (29) que, por conta da mudança em São Paulo, o governador gaúcho Eduardo Leite manterá sua promessa de diminuir o imposto. Atualmente, a alíquota do ICMS gaúcho para o setor calçadista é de 12%. O presidente do SICTC é um dos líderes do movimento #ICMSigualparatodos, e diz que há um impasse sobre o índice que será concedido. "Estamos pleiteando 3,5% a 4%, mas a Secretaria da Fazenda sugere iniciarmos a partir de 4,5% com redução gradual, à medida em que avancemos com os números de retomada do crescimento", afirma, ciente de que o governo do Rio Grande do Sul não pode abrir mão de receita. "Não queremos causar um problema para os cofres públicos. Muito pelo contrário, ao reduzir a alíquota para até 4%, o Estado, inclusive, irá recuperar tributos que hoje são faturados por grandes fabricantes gaúchas no Espírito Santo, onde a tributação para atacadistas é de 1%", comenta.

A minuta do pedido do setor calçadista gaúcho foi entregue a Leite no dia 21 de novembro. Klippel ressalta que o chefe do Executivo gaúcho demonstrou pressa em dar andamento a esta pauta. "Ficou acordado com o próprio governador que o decreto será assinado ainda este ano", informa o dirigente, que está otimista com o desfecho da demanda.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.