Calçado biodegradável: tênis usados são transformados em adubo agrícola

21.12.2023 - Michel Pozzebon

Cada vez mais a sustentabilidade tem se tornado algo intrínseco entre as marcas de moda. Um dos exemplos é a gigante esportiva Puma, que deu mais um importante passo rumo a um calçado biodegradável. A etiqueta demonstrou que pode transformar uma versão experimental de seu clássico tênis Suede em adubo agrícola. Recentemente, a empresa anunciou os resultados deste experimento, denominado Re:Suede, realizado ao longo dos últimos dois anos. Para 2024, trabalha em uma versão em escala do modelo de calçado.

Em 2021, a Puma criou 500 pares do Re:Suede empregando materiais sustentáveis tais como camurça Zeology – utiliza processo de curtimento mais sustentável –, TPE (elastômero termoplástico) biodegradável e fibras de cânhamo. Os calçados foram usados durante seis meses por voluntários na Alemanha para testar o conforto e a durabilidade antes que a marca os enviasse para uma área de compostagem industrial operada por uma empresa parceira nos Países Baixos.

Segundo a Puma foi necessário estabelecer um procedimento especial para transformar os calçados em composto agrícola. Primeiro, eles foram triturados e misturados com outros resíduos domésticos verdes e colocados em um túnel de compostagem. Em seguida, foram pulverizados com água de lixiviação da compostagem anterior que contém nutrientes e aquecidos naturalmente devido à atividade biológica e à circulação de ar controlada no túnel. Após três meses e meio, os materiais pequenos o suficiente (menores de 10 milímetros) para passar por uma peneira foram vendidos como composto de Grau A para uso agrícola (segundo os padrões dos Países Baixos), enquanto os materiais restantes retornaram ao túnel de compostagem até serem reduzidos ao nível desejado (menores de 10 milímetros).

Foto: Puma/Divulgação.
Puma/Divulgação
Puma Re:Suede

Versão em escala do calçado

“Embora os calçados Re:Suede não pudessem ser processados de acordo com os procedimentos operacionais padrão de compostagem industrial, os calçados eventualmente se transformaram em adubo”, disse a Chief Sourcing Officer (diretora de fornecimento) da Puma, Anne-Laure Descours. “Continuaremos a inovar com nossos parceiros para determinar a infraestrutura e as tecnologias necessárias para tornar o processo viável em uma versão comercial (em escala) do Re:Suede, incluindo um programa de devolução de calçados usados, em 2024”, anunciou Anne-Laure.

Melhoras no processo

A Puma e seus parceiros têm trabalhado agora para melhorar o processo de compostagem industrial, dando uma atenção maior a itens que demoram mais para se decompor. “Embora todos os materiais Re:Suede se decomponham, a sola do calçado exigiu mais pré-processamento e tempo adicional no túnel de compostagem para se decompor completamente”, disse Marthien van Eersel, gerente da empresa responsável pelo processo de compostagem.

Como resultado do feedback recebido dos voluntários que usaram o Re:Suede por seis meses, a Puma vai melhorar o conforto em futuras versões do tênis, aprimorando o ajuste geral com o uso de um novo padrão de materiais na parte superior (cabedal) e na palmilha.

O experimento Re:Suede foi o primeiro programa, juntamente com o nova iniciativa de reciclagem de poliéster Re:Fibre, que será lançado como parte do Circular Lab, um centro inovador liderado por especialistas em inovação e design da marca com o objetivo de criar o futuro dos programas de circularidade da empresa.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.