Puma desenvolve versão biodegradável de seu mais clássico modelo de tênis

05.11.2021 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Puma/Divulgação
Calçado foi produzido a partir de materiais sustentáveis
A Puma desenvolveu uma versão experimental de seu tênis mais icônico, o Suede, a fim de torná-lo biodegradável. Com isso, a marca alemã tem como objetivo atender a crescente demanda por produtos sustentáveis, visando um futuro melhor e assumindo o compromisso com o tema. Chamado de Re:Suede, o calçado foi produzido a partir de materiais sustentáveis como: camurça Zeology – utiliza um processo de curtimento mais sustentável –, TPE (elastômero termoplástico) biodegradável e fibras de cânhamo.

"Desde sua primeira versão em 1968, o Puma Suede tem estado na vanguarda dos pontos de inflexão cultural, transcendendo estilos e tendências. Com o Re:Suede, a Puma quer dar aos seus consumidores uma escolha elegante e mais sustentável, ao mesmo tempo que apresenta as tecnologias mais recentes", diz a empresa em comunicado enviado à imprensa.

Circulariedade

O Re:Suede é um piloto em circularidade e a expressão da próxima geração do Suede – com a ambição de estabelecer novos padrões de sustentabilidade para este tênis icônico. Projetado para ajudar a auxiliar o desafio do gerenciamento de resíduos na indústria calçadista, o experimento permitirá que a Puma assuma mais responsabilidade quando se trata de lidar com a vida útil de seus produtos.

O piloto será lançado globalmente em janeiro de 2022 e oferecerá a 500 pessoas selecionadas na Alemanha a chance de ter essa experiência com a marca, rumo à circularidade. Os participantes usarão o Re:Suede por seis meses a fim de testar a durabilidade do produto. Depois, os enviam de volta à Puma e passam por um processo industrial de biodegradação em um ambiente controlado. O objetivo desta etapa é determinar se o composto pode ser produzido para uso agrícola.

Consumo sustentável

As descobertas desse experimento ajudarão a Puma a avaliar o processo biodegradável e a desvendar pesquisas e desenvolvimentos essenciais para o futuro do consumo sustentável de calçados.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.