Calçados serão produzidos em tempo real na 47ª Fimec

07.03.2024 - Michel Pozzebon

A 47ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes –, que começa no dia 12, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, é a única mostra do mundo, que apresenta aos visitantes e expositores todo o processo de produção de uma fábrica de calçados em tempo real. Esta é a Fábrica Conceito, projeto que em um espaço de 1,3 mil metros quadrados, logo na entrada da mostra, terá a participação de 70 empresas, incluindo fabricantes de calçados e bolsas, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de componentes e materiais, além de sistemas de gestão de produção, entre outros.

Entre os fabricantes de calçados que integram a Fábrica Conceito nesta edição está o Grupo Ramarim (Nova Hartz/RS), que participa pela terceira vez do projeto com a produção de um modelo de sandália e de um tênis casual de sua marca própria Comfortflex. O diretor de Tecnologia e Inovação da calçadista, Rodrigo de Oliveira, reforça que a iniciativa “fomenta o crescimento e o aprimoramento da inovação e da qualidade”. “O setor precisa cada vez mais se unir e na Fábrica Conceito temos a oportunidade de nos aproximarmos e ainda ser pioneiros na utilização de processos e equipamentos conceituais, já que temos varias empresas envolvidas”, comenta.

Foto: Divulgação.
Divulgação
Rodrigo de Oliveira (Grupo Ramarim)

Será a primeira vez na história do projeto que serão produzidas bolsas, com a participação da fabricante Luz da Lua (Novo Hamburgo/RS). Também integram a ação a Calçados Bompel (Toledo/PR), com a produção de quatro modelos de calçados classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e o Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, com dois modelos de tênis femininos.

Responsabilidade social

A Fábrica Conceito conta com a participação de cem pessoas na produção, entre alunos do Senai e colaboradores das marcas participantes. O projeto também contrata profissionais de mercado especialmente para a feira – e, muitas vezes, esta participação se transforma em oportunidade para a conquista de um novo emprego, sendo um dos objetivos da iniciativa, uma atuação na área de responsabilidade social a partir da busca na promoção destes profissionais.

Serão produzidos um total de 1,6 mil pares de calçados e 80 bolsas nos três dias de feira. Parte dos produtos produzidos terá como destino entidades que desenvolvem ações e projetos sociais no Vale do Sinos.

Foto: Divulgação.
Divulgação
Iniciativa reúne profissionais e alunos do Instituto Senai

Palco para apresentar inovações

A Fábrica Conceito é realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial.

Em um comunicado oficial, o IBTeC reforça que a Fimec “tem sido ao longo das mais de quatro décadas de existência, o palco de apresentação de inovações em matérias-primas, máquinas, equipamentos e soluções para a indústria coureiro-calçadista. É a partir da feira que os curtumes e as indústrias de calçados e artefatos introduzem inovações em suas linhas de produção”.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.