Promotoras se reúnem com Abicalçados para tratar sobre nova feira

14.03.2022 - Luana Rodrigues

Foto: Mauro Consilvio
Mostras internacionais, como a Micam, são coordenadas pela entidade representativa do setor
Cinco promotoras de feiras (três brasileiras e duas internacionais) participaram na semana passada de uma reunião na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo/RS, para entender a proposta da entidade, que comunicou ao mercado em novembro a intenção de realizar duas feiras calçadistas por ano, a partir de 2023.

Participaram representantes da Fenac (Novo Hamburgo); Francal Feiras (São Paulo); Merkator Feiras e Eventos (Novo Hamburgo); Fiera Milano (Itália) e NürnbergMesse (Alemanha). A Couromoda (São Paulo) não esteve representada na reunião. A partir do encontro, as empresas têm 30 dias para formalizar a proposta de promover o evento em parceria com a entidade.

O diretor-presidente da Fenac Experiências Conectam, Marcio Jung, disse estar ciente do assunto e que “os pavilhões da Fenac estão entre os cotados para a realização das feiras.” Além dos eventos fora do setor calçadista, a Fenac é responsável pela Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, tradicionalmente realizada no mês de março, em Novo Hamburgo/RS.

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, que tem sua próxima mostra calçadista agendada para o mês de agosto, em São Paulo/SP, reiterou o que já havia dito no ano passado. “Assim que a iniciativa da Abicalçados foi anunciada, nos manifestamos de forma favorável, desde que seja realizada dentro de uma cultura saudável ao setor”, afirmou. Abdala antecipou que a promotora já está elaborando o seu plano de ações para se colocar na concorrência. “Com respeito e transparência, tenho certeza de que a Francal tem todas as condições de ser parceira da Abicalçados.”

A diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch, comentou que a reunião foi esclarecedora. “Nos foi apresentado o projeto com a intenção de realizar uma nova feira calçadista, no qual a Abicalçados busca um promotor. Estamos avaliando tudo o que nos foi apresentado e temos um prazo de retorno, com as nossas considerações”, explicou. Atualmente, a Merkator promove o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em maio, e a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios em novembro, ambas em Gramado/RS.

Os organizadores da Couromoda, realizada em janeiro em São Paulo/SP, não quiseram se manifestar sobre o assunto. O Jornal Exclusivo não conseguiu contato com as promotoras internacionais. Já a Abicalçados, prefere falar apenas após receber os retornos das empresas que participaram da reunião, o que deve ocorrer dentro de um mês.

O PROJETO
Com a proposta de redefinir a dinâmica das feiras brasileiras de calçados, a Abicalçados comunicou o mercado que fará a realização de evento próprio. A intenção é que a primeira edição da feira ocorra a partir de 2023. A entidade argumenta que a decisão foi tomada após ouvir varejo e indústria sobre feiras físicas calçadistas no período pós-pandemia, somado à percepção de esvaziamento das mostras nacionais.

“Entre os resultados do levantamento, está a necessidade de otimização dos investimentos, com a realização de apenas duas - e não mais quatro feiras de âmbito nacional - por ano, alinhadas a práticas internacionais de mercado, nas quais as mostras são coordenadas pela entidade representativa do setor”, disse a entidade.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.