Promotoras comentam sobre nova feira da Abicalçados

19.11.2021 - Luana Rodrigues

Foto: Arquivo/GES
Pletsch e Abdala são promotores tradicionais do setor calçadista
O Jornal Exclusivo ouviu as principais promotoras de feiras do setor calçadista após a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) comunicar nesta sexta, 19, que irá realizar o próprio evento a partir de 2023. As opiniões se dividem entre quem é contra o movimento, quem é a favor, e os que preferem não opinar.

Para o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, a iniciativa da Abicalçados demonstra falta de habilidade em lidar com o setor. “É um banho de água fria justamente em um momento de retomada, em que encerramos a Zero Grau com muito otimismo. Estão passando por cima de mim e dos nove sindicatos que apoiam as nossas feiras”, define.

Atualmente, a Merkator promove o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em maio, e a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios em novembro, ambas em Gramado/RS. Pletsch disse estar se sentindo desrespeitado e chateado com a iniciativa da Abicalçados, que busca redefinir a dinâmica das mostras calçadistas com a realização de apenas duas - e não mais quatro feiras de âmbito nacional - por ano. Além dos eventos da Merkator, o setor conta ainda com a Couromoda e a Francal, ambas realizadas em São Paulo/SP.

A Abicalçados argumenta que ouviu o varejo e a indústria sobre as feiras físicas no período pós-pandemia. Houve, conforme a entidade, a percepção de esvaziamento das mostras nacionais e a necessidade de alinhamento a práticas internacionais de mercado, nas quais as mostras são coordenadas pela entidade representativa do setor.

A intenção é organizar duas feiras por ano, uma por semestre. Elas devem ocorrer no Rio Grande do Sul e em São Paulo. “Mas a Abicalçados não vai ser a promotora da feira. No primeiro trimestre do ano que vem vamos abrir processo de concorrência entre promotoras nacionais e internacionais para apresentação de propostas de parceria. E depois vamos definir quem vai operar a feira a ser realizada em 2023”, explica o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

OPINIÃO FAVORÁVEL
Conforme o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, tudo o que for criado em benefício do setor calçadista será apoiado pela promotora, que tem sua próxima mostra agendada para o mês de agosto de 2022. “Estamos há 53 anos neste mercado, sempre com o propósito de gerar negócios. Se está se pensando em um novo perfil de evento, que virá para o bem do setor calçadista, nós seremos parceiros”, define Abdala ao dizer que a promotora está aberta e disponível para abraçar a iniciativa da Abicalçados. “Desde que dentro de uma cultura que seja saudável ao setor”, acrescenta.

A assessoria de imprensa da Couromoda também foi contatada pelo Jornal Exclusivo, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.