Com US$ 55 bilhões, comércio entre Brasil e EUA atinge segunda maior marca em nove meses

06.11.2023 - Redação Exclusivo

O comércio entre o Brasil e Estados Unidos atingiu US$ 55,5 bilhões e representou a 2ª maior marca histórica na corrente entre os dois países, conforme revela o Monitor do Comércio publicado recentemente pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil).

O recorde ficou abaixo do ano passado, quando havia uma combinação de preços internacionais elevados e expansão nas trocas de alguns bens de energia. No comparativo com 2022, a contração na corrente bilateral de comércio foi de 17,4%, puxada principalmente pelas importações.

Do lado das exportações, houve redução de 4,5%. As vendas de produtos industriais brasileiros para os Estados Unidos permaneceram praticamente estáveis, com redução de apenas 0,7% – menor que a registrada nas exportações totais deste setor do Brasil para o mundo (-3,1%). Com isso, cresceu a importância relativa dos bens industriais nas exportações do Brasil aos EUA, passando de?78,5% para 81,6%.?

“A redução observada até o momento nas trocas bilaterais está concentrada em alguns poucos setores e por motivos como preços ou situações conjunturais. No geral, o comércio segue dinâmico, com crescimento na maioria dos produtos e perspectiva positiva, sobretudo nos itens de maior valor agregado e intensidade tecnológica”, observa o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.