Crysalis tem falência decretada pela Justiça

10.07.2018 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Reprodução
Empresa estava em recuperação judicial desde junho de 2016
A marca de calçados femininos Crysalis (Três Coroas/RS) teve a sua falência decretada pela Justiça nesta segunda-feira, 9 de julho. O pedido foi feito pelo Ministério Público dentro do processo da recuperação judicial, que havia sido formulada em junho de 2016. Durante o período, a companhia acumulou um passivo de R$ 10 milhões. A dívida tributária cobrada pela União é da ordem de R$ 54 milhões.

Um ano antes do pedido de recuperação judicial, a Crysalis contava com mil colaboradores diretos e previa uma produção anual de 3 milhões de pares de calçados – sendo 95% da produção destinada ao mercado interno. Fundada em 1971, a calçadista contava com sede em Três Coroas e unidades nas cidades de Parobé/RS (desativada em abril) e Taquara/RS (desativada em fevereiro de 2017).

Atualmente, empregava diretamente 448 colaboradores – no começo da recuperação judicial eram 655 empregos diretos. A diretoria da empresa, junto aos seus advogados, está trabalhando para tentar reverter a decretação de falência. A companhia alega que a decisão é arbitrária.

Posição da Justiça

A companhia tem uma dívida fiscal superior ao crédito submetido ao plano de recuperação judicial, inclusive passível de execução e consumo do patrimônio. Conforme despacho da juíza de Direito da Comarca de Três Coroas, Mariana Motta Minghelli, o plano de recuperação judicial da elaborado por ela sequer havia sido implementado. A magistrada alertou que o prosseguimento das atividades da empresa só contribuiria para a contratação de novas dívidas, resultando no aumento do passivo. “Neste cenário, já adianto o apontamento de resultados negativos suportados mensalmente pela empresa e documentados pelo administrador judicial, os quais indicam que desde o pedido de recuperação judicial, a empresa registra um crescente aumento do incremento de sua dívida”, comentou a juíza em sua resolução.

Próximos passos

A Justiça nomeou um administrador judicial para a massa falida da Crysalis, determinou o bloqueio dos bens da empresa, fixou o prazo de 15 dias para as habilitações de crédito quando for publicado o edital de falência e sentenciou a lacração do estabelecimento.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário de Três Coroas, Álvaro Cruz, disse que aguardava a notificação oficial da Justiça e da empresa para se manifestar sobre o assunto. “Seria precipitado comentar qualquer coisa a respeito dessa situação neste momento. Vamos aguardar as próximas 72 horas”, ponderou o dirigente. Também contatado pela reportagem, o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas não se posicionou a respeito da decretação de falência da Crysalis.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.