Por Luana Rodrigues
O Nike Cortez é um dos principais concorrentes do Adidas Samba. Desde o ano passado o modelo se tornou uma peça-chave entre os looks de fashionistas e celebridades. Para 2025, a aposta é de que siga em alta.
Da corrida tradicional ao fenômeno da moda, o apelo retrô do Nike Cortez, a entressola macia e os detalhes em zigue-zague funcionam década após década.
Nike Cortez foi o primeiro tênis de corrida da Nike. Ele chegou ao mercado no início das Olimpíadas de Munique, no dia 26 de agosto de 1972, ou seja: há 52 anos.
Durante seu desenvolvimento, em 1968, a primeira opção de nome foi Mexico, em alusão às Olimpíadas. No entanto, como já havia o Onitsuka Tiger Mexico 66, a ideia foi descartada.
A segunda opção de nome para o tênis foi Aztec. No entanto, a Adidas já tinha o Azteca Gold. Assim, a nomenclatura não foi aceita.
O nome Nike Cortez é uma homenagem a Hernán Cortés, que aniquilou o Império Asteca. O modelo de tênis logo ganhou fama, nem por causa do nome mas, sim, pela sua alta qualidade.
O segredo para o sucesso do Nike Cortez é a entressola mais dura no meio das duas espumas macias, o que cria melhor absorção de impacto e mais estabilidade na corrida.
Nestes 52 anos, o tênis segue fazendo sucesso e agora é destaque nos pés das fashionistas, celebridades e influenciadoras. O modelo custa R$ 649,99.