Por Luana Rodrigues
O Nike Cortez se tornou uma peça-chave entre os looks de fashionistas e celebridades.
Da corrida tradicional ao fenômeno da moda, o apelo retrô do Nike Cortez, a entressola macia e os detalhes em zigue-zague funcionam década após década.
Nike Cortez foi o primeiro tênis de corrida da marca. Ele chegou ao mercado no início das Olimpíadas de Munique, no dia 26 de agosto de 1972, ou seja: há 52 anos.
Durante seu desenvolvimento, em 1968, a primeira opção de nome foi Mexico, em alusão às Olimpíadas que ocorriam naquele momento. No entanto, como já havia o Onitsuka Tiger Mexico 66, a ideia acabou sendo descartada.
A segunda opção de nome para o tênis foi Aztec. No entanto, a Adidas já tinha o Azteca Gold. Assim, a nomenclatura não foi aceita.
O nome Nike Cortez é uma homenagem a Hernán Cortés, que aniquilou o Império Asteca. O modelo de tênis logo ganhou fama. Mas nem foi por causa do nome e, sim, pela sua alta qualidade.
O segredo para o sucesso do Nike Cortez é a entressola mais dura no meio das duas espumas macias, o que cria melhor absorção de impacto e mais estabilidade na corrida.
Nestes 52 anos, o tênis segue fazendo sucesso e agora brilha nos pés das fashionistas, celebridades e influenciadoras. O modelo custa R$ 699,99.