O comércio eletrônico dominou a preferência dos consumidores brasileiros na Black Friday 2020, com o segmento avançando 21,2% sobre o mesmo período do ano passado. O índice geral, no entanto, aponta uma retração do varejo em 14,5%. Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).
Em termos nominais, o faturamento total da Black Friday 2020 (26 e 27 de novembro) caiu 8,6%, com o varejo físico retraindo 17,5% e o ecommerce avançando 25,7%.
Segundo o índice, as vendas físicas foram as mais impactadas. O chamado “varejo presencial” caiu 25% em vendas – algo que o ICVA atribui ao avanço da Covid-19. Desde março, a pandemia tem impactado negativamente o comércio geral. A alta do comércio eletrônico também pode ser atribuída – em parte – pela pandemia.
“Desde o início da pandemia, com as medidas de isolamento, as pessoas buscaram o e-commerce para realizar compras. Essa mudança de comportamento se reflete nos resultados da Black Friday, uma data tradicionalmente mais forte nesse canal” disse Gabriel Mariotto, superintendente-executivo de inteligência da Cielo.