×

Washington Olivetto fez história na propaganda de calçados

Washington Olivetto

Washington Olivetto fez história na propaganda de calçados

Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira e mundial que morreu nesse domingo (13) aos 73 anos, também fez história na propaganda para o setor calçadista nacional. Entre seus trabalhos para a indústria do calçado no País estão comerciais para a Grendene (Farroupilha/RS), Vulcabras (Jundiaí/SP) e Havaianas (São Paulo/SP).

Siga o Exclusivo no Instagram

Em comunicado, a Grendene aponta que a “criatividade, inovação e paixão pelo trabalho” de Washington Olivetto “deixaram um legado inestim[ável, que continuará a inspirar gerações futuras”. No texto, a calçadista destaca que o publicitário e a W/Brasil (agência de publicidade brasileira fundada em 1986 pelos sócios Washington Olivetto, Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister) “contribuíram significativamente para o desenvolvimento” de suas marcas.

Washington Olivetto
Divulgação/W/Cast Washington Olivetto

“Entre seus trabalhos mais marcantes, estão o famoso comercial da Melissinha, que vinha com a pochetinha, e o lançamento da marca Grendha com a campanha “Grendha, o Rider da Super Mulher”, estrelada por Dean Cain e Teri Hatcher (Superman e Lois Lane do seriado da Globo)”, diz a calçadista no comunicado.

O publicitário também foi responsável por criar campanhas que se tornaram clássicos da propaganda brasileira, como a série de comerciais musicais do Rider, que animavam os domingos de futebol na Rede Globo, culminando no lançamento do CD Rider Hits, uma coletânea de clássicos da MPB com a marca Rider. “Washington Olivetto colaborou por quase 30 anos com a Grendene, deixando uma marca indelével na história da empresa e da publicidade”, informa a empresa.

Políticos viraram “garotos-propaganda” do setor calçadista

Apesar de se recusar a fazer campanhas políticas, Olivetto inovou ao “transformar políticos em garotos-propaganda” no setor calçadista. Em 1989, ele escolheu o ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, para um comercial da Vulcabras.

Na propaganda, Maluf falava: “Numa campanha eleitoral, dizem que a gente gasta muita sola do sapato, por isso que eu uso o 752 Vulcabras”.

“Já diz a sabedoria popular: 752 Vulcabras, há muitos anos eleito e reeleito pelo povo.”

Do mesmo modo, a mesma campanha trouxe Leonel Brizola, que naquele ano havia antagonizado os debates presidenciais da TV justamente com Maluf.

“Modernidade é o fruto das nossas próprias experiências, de muito trabalho e de elevação dos nossos conhecimentos. É o caso da Vulcabras e do seu 752. Sapato brasileiro, de qualidade para o Mercosul e para o mundo. Internacionalização, sim. Mas pisando firme”, dizia Brizola no comercial.

Por fim, no programa de Pedro Bial, da TV Globo, Olivetto justificou o convite para Brizola dizendo que “tinha feito a propaganda com o pé direito [Maluf] e tinha que fazer também com o pé esquerdo [Brizola]”.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Share this content:

Publicar comentário