Under Armour investirá até US$ 90 milhões em reestruturação
A Under Armour planeja investir até US$ 90 milhões em plano de reestruturação. O anúncio foi feito, recentemente, pela marca norte-americana de calçados e artigos esportivos durante a divulgação dos resultados do quarto trimestre fiscal de 2024. “Período de ambiente desafiador no varejo, que incluiu estoques elevados e ritmo consistente de promoções”, disse a empresa.
Ao mesmo tempo, a companhia justifica que o plano de reestruturação fiscal, aprovado por seu conselho de administração, busca “fortalecer e apoiar a eficiência financeira e operacional”.
De acordo com o fundador e CEO da Under Armour, Kevin Plank, o plano de reestruturação é anunciado em momento de “confluência de fatores”. O que segundo ele inclui menor demanda no canal atacadista e “execução inconsistente em nossos negócios”.
“Estamos aproveitando este momento crítico para tomar decisões proativas para construir um posicionamento premium para nossa marca, o que pressionará nossos lucros no próximo prazo”, frisa Plank.
Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo
Reestruturação da Under Armour
Em conjunto com este plano, entretanto, a Under Armour espera incorrer num total estimado de reestruturação, antes de impostos e encargos relacionados, entre US$ 70 milhões e US$ 90 milhões.
Até US$ 50 milhões são encargos (US$ 15 milhões em custos com indenizações e benefícios de funcionários, e US$ 35 milhões em iniciativas transformacionais).
Além disso, US$ 40 milhões estão relacionados a encargos não monetários. Este montante inclui US$ 7 milhões em custos com indenizações e benefícios de funcionários, e US$ 33 milhões em instalações, software e outros encargos e prejuízos relacionados a ativos).
Retorno do fundador
Anteriormente, no dia 1º de abril, após cinco anos, Plank retornou ao cargo de CEO da Under Armour. Ao reassumir o posto, o executivo já observava os desafios que a empresa vinha enfrentando. “Seguimos navegando por vários fatores pós-pandêmicos específicos do consumidor, da indústria e da marca. Estamos trabalhando duro para reconstituir nossos pontos fortes e tomar decisões de negócios ponderadas e equilibradas.”
No Brasil
Atualmente, as operações da Under Armour no Brasil estão sob gestão da Vulcabras (Jundiaí/SP), maior fabricante nacional de calçados esportivos e que tem em seu portfólio a Olympikus e a Mizuno.
Share this content: