Negócios

Tess Indústria inaugura escritório em Novo Hamburgo

Criadora das marcas Redley, Kenner e Cantão expande os negócios para o Sul

Publicado em: 23/11/2022 15:49
Última atualização: 16/09/2024 15:52
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Detentora das marcas Kenner, Redley e Cantão, com produção 100% feita em Campina Grande, na Paraíba, a Tess Indústria inaugurou na manhã desta quarta-feira, 23, seu escritório em Novo Hamburgo/RS, o Tess Sul (Rua Dianópolis, 14, bairro Liberdade), apresentando também o showroom com as novas coleções.

“Hoje é um dia muito especial para a Tess, dia em que realizamos um de nossos sonhos, de estar presente neste fantástico centro de calçado, o centro mundial do calçado que é o Rio Grande do Sul, e principalmente a área de Novo Hamburgo. Há mais de 50 anos frequento a cidade e é sempre um prazer enorme estar aí e aprender com vocês”, afirmou em vídeo o fundador da Tess, Peter Simon.

Hoje, a Tess atua com a colaboração de 2,3 mil profissionais em uma área construída de 22,5 mil metros quadrados, com atendimento a 10 mil lojistas no Brasil, além de ter as lojas próprias. Conforme Thomas Simon, CEO da S2 Holding, que opera no varejo as três marcas, 35% da receita dos negócios é proveniente do e-commerce.

Destinada ao segmento de vestuário, Cantão é a marca mais antiga do portfólio, criada em 1967, seguida pela Redley (tênis) em 1985 e mais tarde a Kenner (sandálias) em 1988. Na busca de conceitos inovadores, as marcas passaram por algumas atualizações ao longo dos anos, porém mantendo a preocupação com a ergonomia e o conforto. É com o propósito de acompanhar o desenvolvimento do mercado calçadista que a Tess chega ao Sul.

“Meu pai sempre quis criar produtos e arquétipos com identidade própria, em constante busca de novas tecnologias. Ter o escritório em Novo Hamburgo nos possibilita ver mais de perto a cadeia calçadista daqui, que agrega valor imensurável, além de toda a expertise, e nos desafia a fazer produtos diferentes. O Sul é um polo de inovação e matérias-primas, e estando aqui podemos interagir com fornecedores não apenas os calçadistas, mas de outras áreas também”, afirma Thomas.

Proximidade e conhecimento
A diretora de criação na Tess Indústria, Luciana Nigro, reforça o desenvolvimento da indústria no Rio Grande do Sul e diz que a palavra-chave para resumir os produtos da Tess é a diferenciação. “Temos a função de entender o mercado de criação, e hoje o da Tess Sul é proporcionar soluções em produtos, estar mais perto dos parceiros”, avalia. “Temos o importante papel de conhecer o consumidor, e o processo começa com a análise de seu comportamento. Isso é fundamental para nosso portfólio. Hoje, nosso principal papel junto a vocês é conhecer um pouco mais, estabelecer essa conexão de uma maneira cada vez mais forte.”

Números da indústria
Segundo o diretor Industrial e de Desenvolvimento, Célio Bilibiu, a capacidade produtiva da Tess é de 10,5 milhões de pares por ano, sendo 25 mil a produção diária. Os dados apontam ainda um crescimento de 45% em volume de pares nos últimos dois anos. “Vamos chegar a 7 milhões de pares produzidos em 2022, distribuídos em mais de 400 diferentes modelos/cor”, destaca. Ele também reforça o compromisso da Tess com a sustentabilidade, tendo reduzido em 40% o descarte dos resíduos gerados.

Exportação
“É um sonho levar nossas marcas tão queridas para o mercado externo. Iniciamos o processo de exportação em setembro deste ano, com investimento em torno de R$ 2 milhões. Temos o objetivo de chegar a 50 países em cinco anos. Já chegamos a sete países em dois meses”, estima o diretor de Exportação, Jefferson Berz. Segundo ele, ainda é recente o trabalho da empresa e marcas no cenário internacional, mas há a intenção de cada vez mais participar de feiras, eventos e atrair consumidores.

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