Tênis Veja identifica 10 mil sites e perfis vendendo falsificações
A marca franco-brasileira de tênis Veja – anteriormente denominada Vert no mercado nacional –, identificou, no começo deste ano, dez mil perfis, entre sites e anúncios na Internet, comercializando falsificações de seus produtos. Em abril, uma falsa queima de estoque foi anunciada. No ano passado, em nível global, a empresa combateu e retirou do ar 3,5 mil sites falsos.
Siga o Exclusivo no Instagram
Em entrevista ao Exclusivo, o diretor comercial da Veja no Brasil, Leandro Miguel, aponta que ainda existe muita dificuldade das autoridades para inibir este tipo de fraude. “E as punições são muito brandas, o que não favorece quem quer produzir e trabalhar de forma correta e honesta”, frisa.
Decisões favoráveis na Justiça brasileira
Em julho, um grupo de empresas de São Paulo foi proibido pela Justiça de vender calçados que “imitavam” tênis da Veja. A liminar acabou sendo concedida pelo juiz de Direito Eduardo Palma Pellegrinelli, da 2ª vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo. Constatou-se a violação dos direitos de propriedade industrial no uso da marca franco-brasileira. Além disso, neste mês, o mesmo grupo de empresas acabou condenado a indenizar a Veja em R$ 20 mil por danos morais, após o uso sem autorização da marca “V” em produtos.
“Uma decisão deste tipo, e principalmente a divulgação deste resultado favorável, ajuda a inibir a atuação de novos fraudadores e passa um recado para o mercado”, comenta Miguel.
A Veja ajuizou ação contra três empresas, alegando o uso indevido de sua marca registrada “Vert”. De acordo com a companhia franco-brasileira, as empresas estavam utilizando suas marcas sem autorização em sites e redes sociais para comercializar produtos semelhantes, configurando concorrência desleal.
Sobre as decisões favoráveis na Justiça brasileira, o diretor comercial da Veja no Brasil considera que “ainda é muito pouco”. “O problema é que não atacam o revendedor do produto falso. O fabricante produz o falso porque existe o revendedor que compra e revende, além do consumidor que consome também produtos falsos. É uma cadeia”, sustenta.
Ações de combate às falsificações de calçados
Para inibir a falsificação de seus produtos no Brasil e no exterior, a Veja conta com um parceiro global. Tudo isso a partir de um contrato com a matriz da marca de calçados na França. Esta empresa atua digitalmente contra sites, redes sociais e anúncios falsos. Além disso, para reforçar este trabalho no País, a companhia franco-brasileira contratou uma outra empresa especializada. Do mesmo modo, ela atua em duas frentes: uma plataforma digital de denúncias e atuação tecnológica, e um braço jurídico.
No terceiro mês de atuação colaborativa entre a Veja juntamente com seus parceiros global e local, cinco mil infrações, com vendas de produtos falsificados da marca, acabaram removidas da Internet. De acordo com a empresa, dos quase dez mil perfis falsos identificados neste ano, 3% são sites falsos que usam o nome Veja, 63% de anúncios falsos em marketplaces “muito conhecidos pelos consumidores” e 34% de perfis falsos em redes sociais.
“Triste ver que nomes importantes do mercado permitem a entrada de fraudadores para comercializar a partir dos seus canais, confundindo os consumidores que acreditam estar em uma plataforma segura”, completa Miguel.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: