SICC chega na marca histórica de 30 edições
A partir desta segunda-feira, 22, o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) chega na marca histórica de 30 edições, no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos -, em Gramado/RS. “Esta trigésima edição é um misto de alegria, felicidade, mas ao mesmo tempo passa um filme na cabeça. Dá uma melancolia por tudo que a gente já passou para chegar até aqui. Porque quem olha que é a edição de número 30, apesar de não ser 30 anos (de 2000 a 2007 eram duas edições por ano) diz: que sorte que vocês tiveram. Eu digo sempre que foi muito trabalho”, conta Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos – empresa organizadora do SICC.
Em relação à marca histórica de 30 edições, Roberta conta que o sucesso do salão está diretamente relacionado às parcerias estratégicas alinhadas para a promoção do evento. “Sempre digo que ouvimos o mercado, fizemos parcerias estratégicas e procuramos desenvolver um evento que levasse em conta o tripé: turismo, negócios e informação. Estes são os ingredientes fundamentais para que o SICC chegasse no patamar que ele se encontra hoje”, ressalta.
A projeção é de que, ao longo de três dias de SICC, um público profissional de 13 mil pessoas passe pelos corredores do Serra Park. Segundo a diretora da Merkator, esta estimativa de visitação pode até ser superada. “Dada as informações que já verificamos no credenciamento antecipado de visitantes, que bateu recorde das últimas edições do SICC, é possível projetarmos que teremos uma excelente visitação”, comenta Roberta.
Nesta edição do SICC, dois mil CNPJs (Cadastros Nacional de Pessoas Jurídicas) de lojistas de todo o País receberam subsídio da Merkator com passagem aérea e hospedagem. Mas, conforme a organização, a maior parte dos visitantes profissionais do salão vem ao evento por conta própria.
“A nossa perspectiva para os negócios no SICC é altíssima. Até porque o lojista que veio para feira, veio para comprar, não para passear. Eles vem atrás de novidades. A moda a gente sabe como é: quem não tem novidade na vitrine, não vende”, projeta Roberta.
Até 150 dias de produção garantidos
Em média, segundo Roberta, os pedidos gerados no SICC podem garantir de 30 até 150 dias de produção nas fábricas, dependendo do porte da empresa. Muitos lojistas programam a entrega dos pedidos com os fabricantes, porém, geralmente os produtos para a temporada de primavera/verão são entregues nas lojas a partir de agosto.
Importadores ávidos para comprar
Ainda em relação aos visitantes, o Grupo de Importadores – projeto de incentivo às exportações de calçados realizado pela Merkator em parceria com sindicatos calçadistas e expositores – subsidiou a vinda de 150 compradores internacionais de 35 países, com maior representatividade de profissionais vindos das Américas, Europa e Emirados Árabes, somando 1,2 mil pontos comerciais no exterior.
“Entre eles está um importador da Arábia Saudita, que vem ao SICC comprar US$ 200 mil em calçados e um comprador alemão, que importa 1,5 milhão de euros por ano e que disse que chega ao evento ávido para comprar”, conta a diretora da Merkator.
Em relação ao número de importadores, que marcarão presença no SICC, além dos compradores internacionais subsidiados pela feira, o salão também recebe outros importadores, que vêm ao evento por conta própria. “O que nos permite afirmar que o número de 150 importadores praticamente quadruplica durante a feira. Nossa meta é superar os 800 que vieram na edição de 2022”, comenta.
Expositores
O 30º SICC reúne 350 expositores, que representam 1,5 mil marcas de calçados e acessórios de diferentes polos produtivos do Brasil. Entre eles estão 30 empresas que participam do salão pela primeira vez. “São empresas e marcas que entenderam a importância e relevância do SICC ser um evento de negócios que gera resultados”, destaca Roberta.
Estrutura
O SICC ocupa a estrutura completa do parque de eventos e exposições do Serra Park – Centro de Feiras e Eventos -, que é composto por três pavilhões, com área total de 28 mil metros quadrados e um estacionamento para três mil veículos. Segundo a diretora da Merkator, a comercialização de espaços expositivos nesta edição da feira bateu recorde. “Está tudo lotado, nunca tivemos uma comercialização tão grande como esta. Estamos muito contentes. Há algumas semanas antes do começo do evento já não tínhamos mais espaço para vender”, conta.
Diante de todo o esforço para organizar a 30ª edição do SICC, Roberta cita que já recebeu o feedback de muitos expositores do salão, antes mesmo dele ter começado. “Eles nos disseram que a nossa parte a gente já fez e que agora é com eles. Que estão ansiosos para saber se a coleção deles vai agradar ou não, se serão assertivos”, completa.
50 anos da Lançamentos e lives do Exclusivo
Ao longo do SICC, além da distribuição dos veículos segmentados (Jornal Exclusivo e Revista Lançamentos), o Grupo Sinos promove uma série de ações em seu estande localizado na Estação 3. Na terça-feira, 23, a partir das 18h30, ocorre o coquetel em comemoração aos 50 anos da Revista Lançamentos. Além disso, durante os três dias do salão, assim como ocorreu na Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes -, em março, o Exclusivo promove uma série de lives, com entrevistas de empresários e profissionais do setor calçadista, e transmissão pelas redes sociais dos jornais Exclusivo e NH. As lives têm o patrocínio de Injeplan Componentes.
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