Negócios

Setor de componentes para calçados renova convênio de apoio às exportações com ApexBrasil

Valor total em ações de promoção comercial e de imagem no exterior é de R$ 15 milhões

Publicado em: 01/09/2023 16:54
Última atualização: 13/08/2024 15:32

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram, nesta sexta-feira, 1º, a renovação do convênio Brazilian Materials para os próximos dois anos. O valor total em ações de promoção comercial e de imagem no exterior é de R$ 15 milhões.

A assinatura de renovação do convênio ocorreu durante a realização da Expointer, em Esteio/RS, e contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, diretores da Assintecal e lideranças políticas.

Com duração de 2023 a 2025, o projeto Brazilian Materials, antes chamado de By Brasil Components, Machinery and Chemicals, tem como objetivo geral tornar os setores de componentes de moda, tecnologia, químicos para couros e máquinas para calçados e couros conhecidos internacionalmente por meio do design, inovação e sustentabilidade, posicionando o Brasil como um mercado de referência. Atualmente, o trabalho de exportação já envolve 302 empresas que exportam para mais de 70 países e que respondem por mais de 50% do valor total gerado pelos embarques do setor.

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Competitividade

Viana destacou a relevância econômica e social do setor de componentes e químicos para couro e calçados, que no Brasil somam mais de 3 mil empresas e 80 mil empregos diretos. “O convênio assinado aqui, certamente, trará ainda mais competitividade para o setor, em ações de promoção dos nossos produtos e seus atributos de sustentabilidade e qualidade no ambiente internacional”, disse.

Ações mapeadas

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, contou que o projeto Brazilian Materials para o biênio já tem ações mapeadas, como uma missão de bioeconomia com Projeto Comprador – que traz compradores internacionais – na região Norte, rodadas de negócios no Inspiramais e em polos calçadistas brasileiros, promoção internacional das empresas e produtos com diferenciais de sustentabilidade e participação nas principais feiras do segmento na América Latina, Europa e China.

Entre as metas para o biênio, está o aumento em 34% no número de empresas exportadoras e mais de US$ 338 milhões em exportações no próximo ano. As ações, segundo Silvana, terão foco nos países-alvo do projeto: Colômbia, Peru, Espanha, Portugal, México, China, Vietnã e Estados Unidos. “A renovação do convênio é uma grande notícia para o setor, que vem batendo recordes nas exportações ao longo dos anos mais recentes”, comemorou a superintendente.

(*) Com informações da Assintecal.

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