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Setor calçadista é foco do Grupo Troca Logística

Setor calçadista é foco do Grupo Troca Logística

Há quase três décadas o Grupo Troca (Porto Alegre/RS) reforça o compromisso com a logística, contribuindo com setores relevantes. Um deles é o coureiro-calçadista, vitrine da moda e uma das principais fontes de geração de renda, com ênfase às regiões Sul e Nordeste.

Durante quase dez anos a empresa produziu, em parceria com o Jornal Exclusivo, editoriais de moda com foco nos produtos de clientes. Em 2023, a fim de celebrar a potência do segmento e digitalizar o projeto, o Grupo Troca apresenta uma nova ação especial. Trata-se de uma série de vídeos produzidos em parceria com Dilly Sports (Novo Hamburgo/RS), Novopé Calçados (Novo Hamburgo/RS), Calçados Pegada (Dois Irmãos/RS), Piccadilly Company (Igrejinha/RS) e Grupo Ramarim (Nova Hartz/RS).

De acordo com o diretor-executivo do Grupo Troca, Luis Costa, cerca de 80% da logística das dez unidades é direcionada à cadeia do calçado, tanto na entrega de matéria-prima como de produtos acabados. “Um dos motes para nos envolver no segmento foi participar ativamente das feiras. Isso nos fez aprender e evoluir”, afirma.

Novos desafios da Dilly Sports

Desde 1970 no ramo calçadista, a Dilly Sports possui três plantas. A principal em Brejo Santo (CE); a sede administrativa, bem como a fábrica de amostras e desenvolvimento, em Novo Hamburgo (RS); e a mais recente unidade de Crissiumal (RS), onde realizam serviços de exportação. “A empresa tem no seu DNA paixão pelo calçado e com anos de experiência no mercado, hoje é referência para as principais marcas esportivas do Brasil e do mundo”, destaca o gerente de Marketing, Rafael Russo. Mormaii e Öus integram o portfólio de licenciamento, e Puma, Oakley, Skechers e Kappa de Private Label. E a aquisição da West Coast, marca própria da Dilly, lança novos desafios para 2024 em uma gestão 360.

Universo lúdico da Novopé

No mercado há 32 anos, a Novopé produz calçados infantis e juvenis. “Nos preocupamos muito com o conforto. São produtos bem inovadores e que as crianças adoram”, afirma o diretor industrial e de desenvolvimento, Raul Ferreira da Rosa. Segundo o designer Lucas da Rosa Bairros, tecnologia e moda também são aspectos basilares. “Trabalhamos a palmilha, com o calce fácil. Temos também o led nas solas, bem coloridas e com essência de tutti-frutti, que deixa o produto mais encantador”, enfatiza. Em relação às projeções para 2024, Raul destaca: “estamos num dos melhores momentos da marca. São produtos com valor agregado e alto giro nas lojas.”

Conquistas da Pegada

Com produtos masculinos, femininos e infantis, a Pegada está presente em todos os estados brasileiros e em 60 países. Além disso, atende 13 mil pontos de venda e conta com 5,4 mil colaboradores. “Nestes 34 anos, a marca passou por muitos desafios e conquistas e tornou-se uma das principais produtoras de calçados do Brasil”, sintetiza o gerente comercial, Gustavo Ranft. Em relação às coleções, o diretor de produto, Jonas Engelmann, destaca a tecnologia e o conforto. “Focamos muito em duas, a Amortech, com sistemas de amortecimento, e a Levitech, que seria um calçado super leve.”

Moda e conforto na Piccadilly

“A Piccadilly tem 68 anos de história. Nós produzimos calçados para mulheres e temos como propósito o encorajamento feminino”, acentua a analista de produto, Roberta Klein. À frente de negócios no Brasil e no exterior, a marca comunica para diferentes gerações, sendo este o principal viés da coleção outono/inverno 2024. “Nomeamos de ‘Ageless’, muito por este momento da moda e pelas consumidoras que temos: mulheres de todas as idades.” Segundo ela, as apostas da marca para a estação são a estética workwoman, focada em produtos para usar no trabalho e no dia a dia; tendência biker, associada à aplicação de tachas e fivelas nas peças; e os chinelos confortáveis Birken.

Sustentabilidade na Ramarim

Há mais de 60 anos o Grupo Ramarim, composto por Ramarim e Comfortflex, produz calçados femininos, com unidades no Rio Grande do Sul e na Bahia. Também atua na área do private label, desenvolvendo para marcas brasileiras e internacionais. “O Grupo Ramarim vem trabalhando para buscar o conforto e a beleza dos produtos, atingindo todas as mulheres em mais de 120 países, com foco principal na América Latina”, assegura o diretor de Inovação e Tecnologia, Rodrigo de Oliveira. Como marco, ele destaca a conquista da certificação máxima do Origem Sustentável. “Consolidamos o que a empresa preza: o cuidado com o meio ambiente, os funcionários e o econômico.”

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