Negócios
Rodadas de negócios de sustentabilidade reúnem calçadistas e fornecedores de componentes
Quarenta e sete empresas participaram da iniciativa organizada pela Assitencal
Última atualização: 19/09/2024 16:18
Fabricantes de calçados e fornecedores de componentes participaram, nessa terça-feira (25), da 3ª edição das Rodadas de Negócios de Sustentabilidade. A iniciativa, organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), reuniu 28 empresas fornecedoras e 19 calçadistas no Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS. O evento também contou com a participação de um comprador internacional da Colômbia. Ao todo, foram 300 rodadas de 20 minutos cada.
"As rodadas de negócios não visaram a somente concretizar vendas, mas também a provocar novos projetos, novas formas, ideias, insights de possibilidades para tornar a cadeia calçadista cada vez mais sustentável", aponta a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos.
A Cipatex (Cerquilho/SP), uma das principais fabricantes de laminados sintéticos do Brasil, participou pela segunda vez das Rodadas de Negócios de Sustentabilidade. "Demonstramos no evento o mais inovador e sustentável das nossas cadeias de produtos", destaca o account manager da companhia, Rafael Bonvicine. Segundo ele, os produrtos que a empresa apresentou nas rodadas está de acordo com a visão mercadológica. "Produtos sustentáveis, biodegradáveis, com apelos reciclável e sustentável no quesito de composição, por exemplo, substituição de fibras e tecidos virgens por materiais 100% reciclados de garrafa PET, algodão orgânico, em que os fios são urdidos (dispor os fios para depois tecer) com fécula de batata e mandioca no lugar de enzimas sintéticas", explica.
O coordenador de compras da Arezzo (Campo Bom/RS), Juliano Basei, observa que as rodadas possibilitaram a ele encontrar em um mesmo local diferentes opções de materiais sustentáveis. "No dia a dia da empresa, muitos fornecedores não têm tanta oportunidade de nos ofertar uma gama de materiais e insumos sustentáveis como nestas rodadas", afirma. Basei salienta que a iniciativa de reunir fornecedores de componentes e fabricantes de calçados em prol da sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do calçado. "A importância deste evento está no compromentimento de todos os participantes, seja fornecedores ou indústrias de calçados, em buscar soluções sustentáveis para o nosso setor", completa.
Exposição de materiais
A iniciativa também contou com uma pequena exposição dos materiais sustentáveis das empresas fornecedoras participantes das rodadas. Cada empreendimento teve direito a expor três produtos de seu portfólio sustentável. A mostra contou com o auxílio de uma consultora do Núcleo de Design do Inspiramais, que apresentou os atributos dos materiais expostos aos visitantes.
Organizada pela Assintecal, a 3ª edição das Rodadas de Negócios de Sustentabilidade contou com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).