Negócios

Redução do ICMS do setor calçadista no RS esteve na pauta da abertura da Couromoda 2023

Governador gaúcho em exercício, Gabriel Souza (à esquerda), visitou a 49ª edição da feira, que começou nesta segunda-feira, 16, em São Paulo/SP

Publicado em: 16/01/2023 14:38
Última atualização: 13/09/2024 14:40
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

A redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do setor calçadista no Rio Grande do Sul esteve entre os assuntos discutidos nesta segunda-feira, 16, na abertura da 49ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda –, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Presente na capital paulista, o governador em exercício do RS, Gabriel Souza (MDB), falou sobre o pleito dos calçadistas gaúchos, que pedem a equiparação da alíquota do imposto com Santa Catarina em 3% – em 2019, a partir de pacto setorial, a alíquota no Rio Grande do Sul foi reduzida de 12% para 4%.

"Esta é uma demanda que recebemos na campanha eleitoral, e recebemos ela com muito compromisso e com muita responsabilidade. Na verdade, campanha é um terreno fértil infelizmente para promessas fáceis e nós evitamos entrar nesse campo até porque conhecemos bem a realidade do Estado e também sabemos da importância do setor calçadista", disse Gabriel em entrevista ao Exclusivo.

A pauta do ICMS do setor calçadista gaúcho é classificada pelo governador em exercício do RS como uma demanda fundamental. "Nós vamos dialogar, estou aqui para isso, para conversar com os empresários do ramo, com os agentes do setor a fim de entender como podemos colaborar. Com muita responsabilidade com as contas públicas reforçamos nosso compromisso com a indústria calçadista para avançarmos nesta e em outras pautas", sustenta.

"Compromisso com o setor calçadista"

Gabriel acrescentou que, sua participação na Couromoda serviu para "reforçar o compromisso do governo gaúcho" com o setor. "O setor calçadista é uma atividade econômica fundamental e que é orgulho dos gaúchos. Somos o estado que mais gera empregos e que mais exporta em valores nominais no setor no Brasil. Certamente, temos uma série de outras possibilidades para poder ampliar o seu escopo e inclusive, inverter esta curva de diminuição nos postos de trabalhos nos últimos anos", analisa.

Competitividade

Também presente na Couromoda, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, salientou a importância de se discutir pautas como a da redução da alíquota do ICMS do setor calçadista. "Sabemos das demandas e das reivindicações, que são justas e legítimas. O setor já nos posicionou sobre esta pauta. Vamos trabalhar com a maior força para que possamos alcançar as expectativas dos calçadistas dentro das possibilidades que o estado possui. Precisamos avançar nesta questão e dar condições para que o setor seja mais competitivo", afirma Polo.

Acompanhando de Polo, da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI), Diogo Leuck e do diretor-presidente da Fenac Exoperiências Conectam, Márcio Jung, o governador em exercício passou pelos corredores da Couromoda e visitou estandes de fabricantes gaúchos.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos
ExclusivoGrupo Editorial Sinos
ExclusivoGrupo Editorial Sinos
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas