×

Redução do ICMS do setor calçadista no RS esteve na pauta da abertura da Couromoda 2023

Redução do ICMS do setor calçadista no RS esteve na pauta da abertura da Couromoda 2023

A redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do setor calçadista no Rio Grande do Sul esteve entre os assuntos discutidos nesta segunda-feira, 16, na abertura da 49ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda –, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Presente na capital paulista, o governador em exercício do RS, Gabriel Souza (MDB), falou sobre o pleito dos calçadistas gaúchos, que pedem a equiparação da alíquota do imposto com Santa Catarina em 3% – em 2019, a partir de pacto setorial, a alíquota no Rio Grande do Sul foi reduzida de 12% para 4%.

“Esta é uma demanda que recebemos na campanha eleitoral, e recebemos ela com muito compromisso e com muita responsabilidade. Na verdade, campanha é um terreno fértil infelizmente para promessas fáceis e nós evitamos entrar nesse campo até porque conhecemos bem a realidade do Estado e também sabemos da importância do setor calçadista”, disse Gabriel em entrevista ao Exclusivo.

A pauta do ICMS do setor calçadista gaúcho é classificada pelo governador em exercício do RS como uma demanda fundamental. “Nós vamos dialogar, estou aqui para isso, para conversar com os empresários do ramo, com os agentes do setor a fim de entender como podemos colaborar. Com muita responsabilidade com as contas públicas reforçamos nosso compromisso com a indústria calçadista para avançarmos nesta e em outras pautas”, sustenta.

“Compromisso com o setor calçadista”

Gabriel acrescentou que, sua participação na Couromoda serviu para “reforçar o compromisso do governo gaúcho” com o setor. “O setor calçadista é uma atividade econômica fundamental e que é orgulho dos gaúchos. Somos o estado que mais gera empregos e que mais exporta em valores nominais no setor no Brasil. Certamente, temos uma série de outras possibilidades para poder ampliar o seu escopo e inclusive, inverter esta curva de diminuição nos postos de trabalhos nos últimos anos”, analisa.

Competitividade

Também presente na Couromoda, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, salientou a importância de se discutir pautas como a da redução da alíquota do ICMS do setor calçadista. “Sabemos das demandas e das reivindicações, que são justas e legítimas. O setor já nos posicionou sobre esta pauta. Vamos trabalhar com a maior força para que possamos alcançar as expectativas dos calçadistas dentro das possibilidades que o estado possui. Precisamos avançar nesta questão e dar condições para que o setor seja mais competitivo”, afirma Polo.

Acompanhando de Polo, da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI), Diogo Leuck e do diretor-presidente da Fenac Exoperiências Conectam, Márcio Jung, o governador em exercício passou pelos corredores da Couromoda e visitou estandes de fabricantes gaúchos.

Share this content:

Publicar comentário