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Projeto calçadista de Três Coroas/RS estreia em feira no exterior

Sete marcas do Três Coroas Shoes participam da Expo Riva Schuh

Publicado em: 10/01/2023 15:05
Última atualização: 13/09/2024 15:07
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

O Três Coroas Shoes, projeto que há sete anos fomenta o calçado produzido em Três Coroas, faz, a partir deste sábado (14), sua primeira participação em uma feira internacional. Com um estande coletivo reunindo sete marcas, a iniciativa, capitaneada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc), integra o hall composto por expositores de 41 países da Expo Riva Schuh, uma das principais e mais tradicionais mostras mundiais do setor calçadista, que ocorre até o dia 17 de janeiro em Riva Del Garda, na Itália.

"Articulamos e estabelecemos a nossa participação na Expo Riva Schuh a partir da demanda de internacionalização das empresas participantes do projeto", conta o executivo comercial do Sictc, Juliano Mapelli.

A perspectiva para a primeira participação do projeto em uma feira fora do País é bastante positiva, segundo o executivo do Sictc. "As empresas que integram o estande coletivo na Expo Riva Schuh têm como foco os negócios, a prospecção e a abertura de novos clientes, além do estreitamento das relações com parceiros que eventualmente elas já trabalhem no mercado externo. A questão de buscar parcerias, troca de tecnologias, networking, tudo são pontos importantes em um movimento como este que estamos fazendo de participar de um evento internacional", observa Mapelli.

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O estande de 72 metros quadrados do projeto Três Coroas Shoes na Expo Riva Schuh reúne as seguintes marcas: Andine, Eléia, Killana, Lightgel, Stéphanie Classic, Valentina e Variettá.

Em sete anos de Três Coroas Shoes, o projeto já esteve presente em sete feiras e em três showrooms, totalizando 37 participações.

"Vitrine global"

Presente no mercado há oito anos, a Lightgel, marca de calçados femininos com foco no conforto, é uma das etiquetas que integram o estande coletivo do projeto Três Coroas Shoes na Expo Riva Schuh. Para o diretor da empresa, Rogério Müller, a participação na feira italiana se revela como uma espécie de “vitrine global” para o calçado produzido no Vale do Paranhana, servindo também para fomentar a internacionalização dos empreendimentos calçadistas da região.

“O Três Coroas Shoes é inovador, por oportunizar que nossas marcas apresentem seus calçados de alta qualidade para o mercado internacional, que está receptivo ao produto brasileiro. Estou otimista”, observa Müller.

A participação do Três Coroas Shoes na Expo Riva Schuh conta com o apoio da prefeitura de Três Coroas.

ENTREVISTA: JULIANO MAPELLI

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O executivo comercial do Sictc e um dos entusiastas do Três Coroas Shoes, Juliano Mapelli, falou ao Exclusivo sobre as articulações para levar o projeto à uma feira no exterior e destacou o patamar que a iniciativa alcança a partir de agora.

Como surgiu a oportunidade de levar o projeto para uma feira na Itália?
A oportunidade foi construída em cima da demanda das empresas. Há um bom tempo vínhamos percebendo esta demanda das nossas empresas, de buscar a internacionalização do Três Coroas Shoes. A partir disso, organizamos uma missão na mais recente edição da Micam, em setembro do ano passado, com o apoio da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, da Associação Brasil Itália, que é vinculada ao consulado geral do Brasil, que nos deu todo o suporte em Milão.

E como se deu essa articulação para que o Três Coroas Shoes chegasse à Expo Riva Schuh?
Nos reunimos tanto com a direção da Expo Riva Schuh quanto com a direção da Micam, buscando essa aproximação, no sentido de apresentar o nosso projeto e negociar. Enfim, buscar essa possibilidade de participar de feiras no exterior e foi assim que acabamos construindo essa oportunidade.

Logo no retorno ao Brasil iniciamos a negociação e tudo aconteceu muito rápido. A gente tinha esse desejo de participar de uma feira internacional e as promotoras também têm interesse em aumentar e diversificar seus expositores, o que convergiu para alcançarmos o objetivo.

Qual a perspectiva para a estreia do Três Coroas Shoes em uma feira internacional do porte da mostra de Garda?
Nossa perspectiva é muito boa, muito positiva. É uma ótima oportunidade para as empresas estarem participando de feiras no exterior. Algumas delas já participavam, outras ainda não. Então, só com isso a gente já está trazendo perspectivas diferentes. Quando se fala na prospecção, na abertura de novos mercados, eu acho que é por aí que se tem boas expectativas. E, claro, é um primeiro passo de uma sequência, com certeza, vamos seguir construindo esse caminho com as empresas ao longo dos próximos anos.

Com a participação na Expo Riva Schuh, vocês acreditam que o projeto alcança um outro patamar em termos de visibilidade e promoção das marcas?
Com certeza eleva para um outro patamar sim. Mostra o quanto o projeto tem força e quanto ele está solidificado em relação à participação das empresas e o número de eventos em que já estamos presentes. Mostra maturidade no projeto, porque percebemos que ao longo destes sete anos estamos conquistando mais espaços, ampliando a participação não só em novas feiras, mas em eventos que já estamos participando – aumentando o número de marcas e de metragem de área de exposição.

Como você classifica o Três Coroas Shoes? Qual o status atual dele?
Hoje, o Três Coroas Shoes nas feiras do Brasil é um espaço muito bem visitado e procurado pelos lojistas. E, é dentro deste foco que vamos procurar trabalhar na Expo Riva Schuh. Então, não tenho dúvida que a gente chega em um outro patamar e mostra, que, de forma unida, neste trabalho compartilhado junto ao sindicato, com o apoio da Prefeitura de Três Coroas, vamos conseguir ir mais longe e abrir novas possibilidades para as empresas.

Além de négocios, logicamente, quais os demais objetivos estratégicos da participação do Três Coroas Shoes na Expo Riva Schuh?
As empresas têm como foco os negócios, a prospecção e a abertura de novos clientes, estreitamento do relacionamento com parceiros que eles já trabalhem no mercado externo, busca de novas parcerias, troca de tecnologias, networking. Todos estes são pontos importantes e que em um movimento como este, de participar de uma feira grande e forte como a Expo Riva Schuh, são questões a serem trabalhadas.

Nós como sindicato sempre atuamos com o propósito de construir parcerias para ir solidificando as ações e é desta forma que estamos trabalhando com estes novos parceiros lá fora, no sentido de realmente para que haja crescimento e visibilidade das nossas empresas.

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