Programa que apoia exportações de calçados do Brasil prevê R$ 36 milhões em investimentos
Mais de R$ 36 milhões em ações voltadas à internacionalização e promoção da indústria calçadista brasileira. Esta é a previsão de investimentos do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações nacionais de calçados, que foi renovado para o biênio 2024/2025, em uma parceria mantida desde o ano 2000 entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Dos R$ 36 milhões previstos, metade do investimento é proveniente da ApexBrasil e o restante é aportado pelas empresas participantes do Brazilian Footwear.
Para o próximo biênio, o Brazilian Footwear promoverá ações que tenham impacto direto ou indireto nos mercados-alvos do programa, escolhidos pelos associados em reunião conduzida pelas áreas de Inteligência de Mercado da ApexBrasil e da Abicalçados. No ano passado, foram elencados como prioritários os mercados dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Angola. Já os mercados-alvo secundários, que serão trabalhados para entendimento e prospecção para ações futuras durante o biênio, serão Arábia Saudita e Austrália.
Apoio à diversificação de mercados
Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira,, em 2023 as ações apoiadas pelo Brazilian Footwear geraram US$ 147,5 milhões (R$ 872,3 milhões). “No ano passado, o programa investiu R$ 20,3 milhões em ações, considerando o investimento da ApexBrasil e o investimento em contrapartida tanto das empresas quanto da Abicalçados. O retorno sobre investimento foi de R$ 43 para cada R$ 1 investido”, informa o executivo, ressaltando que mais de 80% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados são oriundos de empresas apoiadas pelo Brazilian Footwear. “O Programa, desde o ano 2000, não apoiou apenas o aumento de volume embarcado, mas sobretudo apoiou a maior diversificação de mercados e produtos exportados. Quando assinamos o primeiro convênio, nossos embarques iam para 99 destinos. Passamos para mais de 170 mercados em 2023”, acrescenta Ferreira.
Desenvolvimento da cadeia produtiva
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que o apoio da ApexBrasil visa desenvolver a cadeia produtiva do calçado, com o objetivo de que se torne, nos próximos anos, uma das maiores do planeta. “Há poucos anos atrás éramos a terceira maior produtora de calçados no mundo e hoje somos a quinta, a maior fora da Ásia. Reunimos, aqui, todas as condições de voltar aos patamares de anos passados. O sapato desenvolvido pela nossa indústria não perde em qualidade para nenhum no mundo”, comenta Viana.
(*) Com informações da Abicalçados.
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