Negócios
Percepção da indústria gaúcha é de perdas na economia brasileira, aponta Fiergs
Pesquisa revela baixo nível de confiança do empresário industrial
Última atualização: 12/09/2024 12:07
O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS), divulgado nesta quarta-feira, 15, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), segue mostrando pessimismo disseminado entre os empresários.
“A percepção da indústria gaúcha é de perdas na economia brasileira. O setor também não vê, diante do elevado nível de incerteza, perspectivas de melhora para o País. O cenário econômico nacional segue indefinido em relação à condução da política econômica, sobretudo dos problemas fiscais, além dos juros elevados e da inflação persistente que provocam impacto na atividade do setor”, afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Petry.
Nível de confiança
O nível de confiança em fevereiro de 2023 é o mais baixo desde junho de 2020, registrando valores menores apenas em julho de 2005, em função da estiagem histórica; em janeiro de 2009, por causa da crise financeira mundial; entre junho de 2014 e maio de 2016, a maior recessão da história do Brasil; e de abril a junho de 2020, em consequência da pandemia.