Penalty aumenta lucro em quase 10%
A Cambuci (São Roque/SP), fabricante da marca de calçados e artigos esportivos Penalty, aumentou seu lucro em quase 10%. No primeiro semestre de 2024, a companhia somou um lucro líquido de R$ 46,1 milhões. O resultado corresponde a incremento de 9,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
O presidente do conselho de administração da Cambuci, Roberto Estefano, atribui o resultado do primeiro semestre às vantagens competitivas da empresa, tais como “produção local, baixa dependência de importação, níveis reduzidos de estoques, portfólio completo de produtos, marca forte e ampla rede de distribuição”.
“Estas vantagens posicionam a Cambuci a frente de seus concorrentes, principalmente em relação àqueles mais expostos a flutuações do dólar”, pontua.
Ano de 2024 “exige cuidados especiais”
Conforme Estefano, “o ano de 2024, até o momento, tem exigido cuidados especiais e esforços redobrados”. Ele cita variáveis econômicas como inflação, câmbio e taxas de juros, “que tiveram suas projeções revisadas pelo mercado a fim de refletir uma conjuntura mais adversa”.
Ao mesmo tempo, Estefano observa que a Cambuci tem adotado “uma postura anticíclica” e aposta em sua “já demonstrada capacidade de adequação a conjunturas complexas”. “Enquanto se mantém cada vez mais preparada para absorver ganhos advindos das mais imediatas melhorias no contexto econômico”, acrescenta.
Estoques reduzidos
O executivo também comenta que a Cambuci “tem como premissa manter reduzidos os níveis de estoque a fim de proporcionar um elevado giro sobre ativos e ao mesmo tempo reduzir a necessidade de capital de giro”. Segundo ele, esta estratégia “permite que baixos níveis de estoques sejam mantidos sem que haja ruptura no abastecimento de seu processo produtivo e na distribuição de itens acabados, num complexo e eficiente exercício diário de conciliação entre produção e demanda de mercado”.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: