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Penalty atinge faturamento histórico de R$ 514 milhões

Segundo a empresa, metas de crescimento foram impulsionadas pela consolidação no desenvolvimento de produtos

Publicado em: 14/03/2023 16:28
Última atualização: 10/09/2024 16:31
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

A Cambuci (São Roque/SP), multinacional brasileira dona da marca de artigos esportivos Penalty, atingiu um faturamento bruto de R$ 514 milhões em 2022, considerado um recorde histórico em seus 77 anos de mercado. A companhia revelou ainda que as metas de crescimento foram alcançadas, com um acréscimo de 81,4% em relação ao ano anterior, impulsionadas pela consolidação no desenvolvimento de produtos e pela aproximação com os praticantes de esportes por meio de campanhas nas redes sociais.

“Esse crescimento é reflexo de um processo de retomada no cenário pós-pandemia, em que reativamos as plantas fabris, diversificamos a gama de produtos, atendendo 22 modalidades, e voltamos a operar com capacidade total das fábricas”, explica o fundador da Penalty e presidente do conselho administrativo da Cambuci, Roberto Estefano.

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A receita líquida chegou a R$ 440,4 milhões, também o melhor resultado da história da empresa. Quando os números são comparados com 2021, o lucro líquido foi alavancado em 105,4%, enquanto o lucro bruto atingiu R$ 198,1 milhões, com aumento de 75,9%.

Sobre o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), houve uma alta de 129,6% em relação a 2021, chegando a R$ 99,4 milhões. No panorama anual, a margem ficou em 22,6%.

Ao longo do ano passado, a Cambuci, listada na bolsa de valores brasileira (B3), viu seu valor de mercado aumentar em cerca de R$ 70 milhões, via valorização de suas ações.

Ampliação do portfólio de produtos e expansão no varejo

A ampliação do mix de produtos tem sido uma das frentes em que a Cambuci tem trabalhado. "Estamos nos dedicando à construção de um portfólio completo de produtos que atende cada uma das faixas de renda dos consumidores, com ênfase em qualidade, tecnologia e design", afirma Estefano. O executivo acrescenta que a companhia também vem expandindo sua atuação junto aos clientes varejistas – empresa conta com uma base de clientes de 9 mil comerciantes. "Oferecendo produtos que entregam lucratividade elevada, ao mesmo tempo em que conseguimos captar margens elevadas no fornecimento. Esse ganha-ganha não tem paralelo no mercado brasileiro”, sustenta.

Estrutura e investimentos em modernização de fábricas

Atualmente, a empresa conta com mais de 3,2 mil colaboradores, um crescimento de 39% em relação ao último ciclo. Além de três fábricas na região nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), a Penalty possui um centro de desenvolvimento em São Roque/SP. No exterior, está presente em 19 países, com operação na Argentina e gerência própria no Japão.

Em 2022, a companhia investiu R$ 25 milhões na modernização de suas três plantas produtivas, com foco em expansão, produção e inovação. A empresa produz bolas em Itabuna/BA, vestuário (confecção) em Itajuípe/BA – unidade também conta com centro de distribuição –, e calçados em Bayeux/PB.

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