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Pandemia acelera investimento de calçadistas em e-commerce

Pandemia acelera investimento de calçadistas em e-commerce

A pandemia da Covid-19 tem acelerado a digitalização dos negócios. No setor calçadista não é diferente. A Cartago, uma das marcas da Grendene, de Farroupilha, tinha a expectativa de lançar seu e-commerce até meados de agosto de 2021, contudo, a etiqueta antecipou a apresentação para o final de fevereiro.

O recém-lançado e-commerce da Cartago vai na direção das outras marcas da Grendene como Rider, Melissa e Ipanema. A gigante calçadista vem investindo em comércio eletrônico e, recentemente, internalizou todas essas operações para plataformas proprietárias.

A partir destes investimentos, a companhia teve um avanço de 400% no canal, chegando à receita recorde de R$ 1,029 bilhão no quarto trimestre de 2020, com crescimento de 29,5% em relação ao trimestre anterior.

“Mais do que o ponto de vista dos negócios, nossa jornada digital é uma verdadeira transformação cultural no grupo. Cartago representa muito bem isso. A grande vantagem é que iremos aprender com as necessidades e o comportamento de nossos próprios consumidores, o que possibilitará nos aprimorarmos ainda mais para as próximas versões”, afirma o diretor de negócios digitais da Grendene, Paulo Pedó.

Investimento em logística

Para atender a demanda de seu canal de e-commerce, entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, a Usaflex, de Igrejinha, começou a operar um centro de distribuição na cidade de Serra/ES. A partir da operação, realizada por meio de empresa terceirizada, a calçadista estima distribuir 250 mil pares de calçados até o fim do ano. Em 2022, esse fluxo deve ser ampliado para alcançar 400 mil pares. “A operação, inicialmente focada no e-commerce, tem potencial de expansão para um hub logístico, para canais multimarcas e franquias para as regiões Norte e Nordeste”, sustenta o CEO da Usaflex, Sergio Bocayuva.

Foco na consumidora

No começo de abril, a Via Uno, de Santo Antônio da Patrulha, lançou seu e-commerce próprio. O lançamento foi dividido em etapas. Primeiro, foi desenvolvida uma página para captação de contatos, de cadastro para atrair as primeiras clientes. A página se transformou em uma vitrine de produtos exclusivos com dez itens únicos para as consumidoras que realizaram reservas de seus pares. A articulação funcionou como um teaser de pré-venda.

“Ter um e-commerce próprio é fundamental para tornar a Via Uno acessível às consumidoras das mais diversas regiões do País, ampliando a nossa abrangência de mercado de uma forma prática, confortável e segura”, pontua a gerente de marketing da Via Uno, Deisi Pereira. Segundo ela, este formato aproximará ainda mais a marca de seu público-alvo. “Assim, poderemos entregar coleções e condições cada vez mais alinhadas com as expectativas delas”, completa Deisi.

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