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Opinião: Uma vida dedicada ao setor calçadista

Artigo escrito por Ricardo Gracia

Publicado em: 27/10/2022 10:36
Última atualização: 19/09/2024 10:37
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Vida de sapateiro nunca foi fácil. Talvez seja por isso que há uma crença de que quem trabalha com calçado, trabalha com qualquer outro segmento facilmente. Nestes 32 anos com a Kidy vimos muitas histórias. Aprendemos muita coisa e desaprendemos também. Passamos por todos os tipos de situações: desde as difíceis até as inusitadas. Desde crises econômicas, até alagamentos logo nos primeiros anos de empresa. Mas algumas realmente marcam a nossa trajetória, como quando começamos nos fundos da casa dos meus pais, e buscávamos amostras de adesivo no pequeno escritório da Killing, recém-aberto pelo Sérgio Suarez em Birigui. Tão jovem e tão sonhador quanto nós.

Os anos se passaram e a importância da indústria calçadista só cresceu. Assim como Birigui, os polos representam o motor econômico não só da cidade, mas de toda as regiões, gerando empregos e atraindo investimentos. Porque se tem uma coisa que é fundamental na indústria calçadista, são as pessoas que trabalham nela. Por mais automatização e tecnologia aplicada, ainda é necessária a mão humana. Nosso produto infantil, por exemplo, carrega não só uma carga de atributos de qualidade, mas de cuidados especiais. Tudo pensado para os pequenos pés que irão caminhar na companhia da Kidy. E quem é sapateiro sabe do que estou falando.

Mas a grande transformação realmente aconteceu nestes últimos dois anos, quando houve uma mudança significativa no perfil de consumo não só no Brasil como em todo o mundo, tornando fundamental (e questão de sobrevivência) o investimento em pesquisas. E assim a indústria calçadista trouxe consigo seus próprios fornecedores, que passaram a ser muito mais assertivos em suas soluções, pois passaram também a olhar o comportamento final do consumidor.

É gratificante ver com meus próprios olhos a (re)evolução do mercado calçadista nestes 32 anos. Mas, mais gratificante é saber que chegamos até aqui justamente porque não mudarmos aquilo que é essencial: a firmeza ao propósito de ser referência em produtos de saúde e conforto para as crianças.

Artigo escrito por Ricardo Gracia
Diretor acionista da Kidy Company (Birigui/SP), investidor, visionário e sapateiro por vocação

*Conteúdo produzido em parceria com a Kisafix

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