×

Opinião: O papel dos componentes no setor de calçados

Opinião: O papel dos componentes no setor de calçados

Nesta semana do sapateiro, nada como termos um olhar para o que a indústria de componentes representa neste contexto. Indústria representada por mais de 3 mil empresas, que empregam diretamente mais de 80 mil pessoas e está presente com força econômica em dez polos produtivos, somos um importante elo fornecedor desse setor que responde pelo quinto maior do mundo, o principal do Ocidente.

Em um mês em que o nosso patriotismo está à flor da pele, com o exercício das eleições e preparação para a Copa do Mundo, é tempo de falar de um Brasil que nos orgulha e dá certo.

Nestes últimos 20 anos, a indústria de materiais, que nasceu sendo extremamente passiva na produção de calçados e que esperava ver o que os estilistas ou as companhias de exportação iriam trazer de tendências internacionais para começar a sua produção, conseguiu se desenvolver e se tornar uma das maiores do planeta, lançando tendências e sendo protagonista de um segmento em franca expansão internacional.

Aceitamos o desafio de ser uma indústria que propõe algo inovador para as empresas de produto final, que não espera, que pesquisa, viaja, desenvolve e apresenta coleções inovadoras e sustentáveis. Outro fato importante e que ajudou o desenvolvimento do setor foi a diversificação de segmentos atendidos. Hoje, as empresas fornecem materiais para o setor moveleiro, automotivo, de confecção e de bijuterias, se fortalecendo em competitividade e inovação permanente.

Prova dessa força e desse crescimento é que somos uma indústria que, há duas décadas, não exportava e que hoje está presente em 80 países e com 144 tipos de materiais diferentes. Registramos, no ano passado, mais de US$ 410 milhões em embarques e neste ano seguimos em crescimento, tendo registrado, entre janeiro e setembro, US$ 292 milhões em exportações, 35% mais do que no mesmo período de 2021.

Além de fatores macroeconômicos, favorecem este momento positivo da indústria de componentes, o forte trabalho para a produção do calçado “mais sustentável do mundo”. O objetivo é tornar o Brasil o principal player fornecedor de materiais e de calçados sustentáveis e produzidos de acordo com as normas internacionais de ESG.

Tenho orgulho da nossa indústria, de todos que fazem parte deste setor. Vocês são gigantes e eu, neste momento importante para o Brasil, quero aqui destacar o meu apreço por um Brasil que dá certo, que gera emprego e desenvolvimento econômico e social.

Artigo escrito por Silvana Dilly
É superintendente da Assintecal, atua há 20 anos no setor de componentes, e é formada em Gestão da Produção com pós-graduação em Negócios da Moda e MBA em Marketing

*Conteúdo produzido em parceria com a Kisafix

Share this content:

Publicar comentário