Negócios

Opinião: Caminhos para o setor crescer ainda mais

Artigo escrito por Marcelo Guimarães

Publicado em: 27/10/2022 10:31
Última atualização: 19/09/2024 10:32
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

A história do calçado brasileiro se mistura com a trajetória de crescimento dos vales do Sinos e do Paranhana. Esta relação inicia com a fabricação artesanal realizada pelos recém-chegados imigrantes alemães, passa pela criação das primeiras fábricas de calçados no final do século 19, e chega aos dias de hoje com empresas que fabricam produtos, cuja qualidade é reconhecida em todos os cantos do planeta.

A evolução da indústria calçadista da nossa região é fato conhecido no mundo inteiro e para que esse caminho de prosperidade continue, acredito na manutenção de três pilares: a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a valorização das pessoas. O desenvolvimento tecnológico visa a busca pela eficiência dos processos produtivos, através da automação, de técnicas de fabricação enxutas, e da digitalização. A sustentabilidade vem para garantir a boa relação da indústria com o meio ambiente, e a valorização das pessoas é a certeza de que as habilidades, o conhecimento e, principalmente, o orgulho das pessoas que fabricam os nossos calçados, continuem passando de geração em geração.

Nossa região representa um dos maiores clusters calçadistas do mundo. Além das fábricas de sapatos, há uma cadeia completa de fornecedores, escolas, universidades e institutos especializados na pesquisa e na formação de mão de obra qualificada. À essa estrutura soma-se o fator mais importante, a vocação da nossa gente para a fabricação de calçados. Tudo isso impulsiona a economia da região através da geração de empregos e do desenvolvimento de sua população.

Apesar dos quase 20 anos de experiência no calçado, de nascer em Novo Hamburgo e de pertencer a uma família com muitas pessoas ligadas à indústria calçadista, eu comecei a trabalhar com calçado totalmente por acaso. Minha trajetória profissional iniciou na indústria química e me candidatei a uma vaga sem saber que se tratava de uma empresa calçadista. Participei do processo, fui selecionado e aí estou até hoje.

Ressalto a importância de parcerias que acreditam na força da indústria calçadista da região, como a da Usaflex e da Kisafix. A cooperação tecnológica, a excelência operacional e a busca pela melhoria contínua dessas duas empresas garantem a prosperidade do calçado hoje e no futuro.

Artigo escrito por Marcelo Guimarães
Tem 19 anos de experiência na indústria calçadista, é mestre em Engenharia de Produção, professor universitário e diretor de Operações da Usaflex Calçados

*Conteúdo produzido em parceria com a Kisafix

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas