×

Óleo de cozinha usado é subproduto para a produção de calçados

Crocs utiliza biomateriais na produção de seus calçados

Óleo de cozinha usado é subproduto para a produção de calçados

O óleo de cozinha usado, que seria descartado, está sendo reaproveitado como subproduto na produção de calçados. A Crocs, que pagou US$ 200 milhões em dívidas, utiliza este material biocircular em 25% da composição de sua principal matéria-prima, o composto Croslite. Atualmente, o material proprietário (Croslite) responde por mais de 80% dos insumos empregados no portfólio de produtos da marca americana, que inclui a famosa sandália Classic Clog.

Siga o Exclusivo no Instagram

De acordo com a Crocs, atingir 25% de biomaterial no Croslite é “um marco na jornada de sustentabilidade”. Além disso, este feito representa “abordagem inovadora para reduzir sua pegada de carbono por meio de materiais sustentáveis”.

Crocs utiliza biomateriais na produção de seus calçados
Divulgação/Crocs Crocs utiliza biomateriais na produção de seus calçados

Marco na jornada de sustentabilidade da empresa de calçados

“Acreditamos que, para realmente causar um impacto, podemos alavancar nossa mentalidade inovadora e impulsionar a transformação da sustentabilidade, começando com nossos materiais mais amplamente usados”, comenta a diretora de sustentabilidade da Crocs, Deanna Bratter.

Deanna Bratter, diretora de sustentabilidade da Crocs
Divulgação/Crocs Deanna Bratter, diretora de sustentabilidade da Crocs

50% de material biocircular em um Crocs

Em 2021, a Crocs estabeleceu uma meta de atingir 50% de conteúdo biocircular em seu material Croslite até 2030. Em três anos, a empresa está a caminho de atingir este objetivo, tendo alcançado a marca de 25% no mês passado. Como resultado direto dessa iniciativa, em 2023, a companhia viu uma redução de 3% nas emissões absolutas em sua pegada de carbono geral, bem como uma redução de 6,1% nas emissões por par de Classic Clogs em comparação com sua linha de base de 2021.

O material biocircular é obtido de resíduos de base biológica reaproveitados de outras indústrias (materiais biocirculares) para produzir Croslite biocircular. Desta forma, atualmente o portfólio atual da marca utiliza, pelo menos, 25% de material biocircular, calculado anualmente (desde setembro de 2023) por meio de uma abordagem de balanço de massa (ISCC Plus Certified).

Em comunicado, a Crocs descreve que, nos últimos anos, “segue acelerando” o uso de materiais biocirculares certificados. “Usar materiais biocirculares significa que estamos utilizando subprodutos de origem vegetal. De outra forma, estes subprodutos acabariam como resíduos, como por exemplo o óleo de cozinha da indústria alimentícia, para produzir Croslite”, diz a empresa.

Biomateriais na produção dos calçados “mais confortáveis do mercado”

Conforme a empresa americana, a utilização de biomateriais “tem auxiliado na redução da pegada de carbono, ao mesmo tempo em que fabrica os calçados mais confortáveis do mercado”. Ainda segundo a companhia, os materiais biocirculares “são menos intensivos em emissões de CO2 do que os seus equivalentes virgens baseados em combustíveis fósseis”.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Share this content:

Publicar comentário