Novo centro de distribuição da Adidas no Brasil pode armazenar até 5 milhões de itens
Cinquenta mil SKUs (unidade de manutenção de estoque, em português) e 5 milhões de itens, um dos maiores estoques esportivos do Brasil (roupas, tênis e acessórios). Esta é a capacidade do novo centro de distribuição da marca alemã de calçados e artigos esportivos Adidas no mercado brasileiro, atendendo especialmente as áreas de e-commerce, varejo e lojas próprias. O armazém de 40 mil metros quadrados, localizado em Extrema/MG, contou um investimento da ordem de R$ 70 milhões da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, que opera a unidade logística.
Em comunicado enviado ao Exclusivo, a DHL explica que o centro de distribuição em Extrema será o “hub logístico da Adidas no Brasil”, atendendo as três áreas (e-commerce, varejo e lojas próprias) de “forma sinérgica em um desenho logístico mais ágil, eficiente e tecnológico”.
O novo hub logístico da Adidas começou a operação com quatro tecnologias avançadas. A primeira é o próprio sistema de gestão de estoque (WMS), “cuja versão é a mais avançada do mercado e traz vantagens como execução em nuvem, a dispensa de paradas para atualização e grande especialização e acuracidade para estoques omnichannel”, diz a nota da DHL.
O armazém dispõe de esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de carga. Soma-se a isso um equipamento automatizado de sorteamento (separação do produto para envio) e um robô que “lê” qual o item da vez e realiza a embalagem, que será utilizado na área de e-commerce. Para reduzir resíduos não-degradáveis, essas embalagens serão feitas quase exclusivamente com papeis.
Para sustentar o crescimento
Andre Biancardini, diretor sênior de supply chain management na Adidas Brasil, compartilha que “o novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos. A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade”.
Sustentabilidade
As instalações entraram em operação com o certificado sustentável LEED, por suas boas práticas de economia de energia e reaproveitamento de resíduos. Nos próximos meses, será instalado no telhado uma usina solar que deve gerar 35% do consumo energético do armazém. Este projeto gerou 400 postos de trabalho diretos em Extrema, sendo que parte da equipe é originária de outras operações da Adidas.
Share this content: