Negócios
Nova diretoria do IBTeC reforça investimentos em diversificação de mercado e digitalização
Instituto definiu seu conselho diretivo para o triênio 2024/2026
Última atualização: 17/06/2024 14:18
O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) definiu, recentemente, seu conselho diretivo para o triênio 2024/2026. Ricardo Wirth e Valdir Soldi foram eleitos presidente do conselho deliberativo e presidente-executivo do instituição, respectivamente. Dirigentes reforçaram que o foco da nova gestão estará concentrado nos investimentos em novos nichos de mercado e na digitalização do instituto – especialmente em processos de interação com clientes.
A partir de janeiro, Wirth passa a ser o sucessor de Claudio Chies, que permaneceu por onze anos como presidente, mas que permanece como integrante do conselho deliberativo, no próximo triênio.
Como presidente-executivo, o conselho nomeou Valdir Soldi, que já vinha atuando como vice-presidente executivo nas últimas gestões da entidade. Para o novo mandato, Soldi anuncia a disposição da diretoria de manter o ritmo de investimentos em equipamentos que garantam a excelência da instituição no atendimento aos seus clientes. Além disso, a continuidade no programa de gestão de pessoas seguirá entre as prioridades diretivas.
Ainda em relação a investimentos, uma das metas do novo mandato é avançar com o trabalho de diversificação das áreas de atuação – buscando novos nichos de mercado e ampliando, constantemente, o escopo de serviços à indústria.
Digitalização
A digitalização de todos os processos de interação com os clientes, que já estava entre as prioridades do instituto é um processo que deverá receber mais investimentos ao longo dos próximos anos. “Para que todos os nossos processos estejam interligados, otimizando o acesso dos nossos clientes”, frisa Soldi. Dentre, as novidades, está a implementação de um novo sistema voltado à gestão de laboratórios e outro específico para as rotinas operacionais e metodologias de gestão. "Que garantirá maior eficiência e agilidade em todos os serviços", acrescenta o dirigente.
"Referência em pesquisa e inovação"
Soldi afirma que para os próximos o "desafio é tornar o IBTeC referência em pesquisa e inovação, com práticas cada vez mais sustentáveis". Neste sentido, o dirigente salienta que desde 2015 a instituto conta com o NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica - criado para ser o canal de apoio às indústrias de calçados e EPIs que desejam pesquisar e testar inovações. Para viabilizar este objetivo, “faz parte do nosso projeto, ampliar as parcerias com universidades e institutos de pesquisa, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento e sua aplicabilidade”, comenta o executivo.
No planejamento, um dos objetivos é formar comitês de discussão, com a participação de empresários, técnicos das indústrias e pesquisadores do IBTeC para discutir formas de contribuir para o crescimento coletivo.
Para o novo mandato, a composição oficial da nominata da Diretoria do Instituto ficou assim: