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Nível de endividamento da Alpargatas aumenta seis vezes

Nível de endividamento da Alpargatas aumenta seis vezes

Os níveis de endividamento da Alpargatas (São Paulo/SP) aumentaram seis vezes no segundo trimestre de 2023. A dívida bruta da companhia, dona da marca de sandálias Havaianas, foi a R$ 1,35 bilhão em 30 de junho. Mais de 75% da dívida bruta é de vencimento no longo prazo. As projeções de crescimento para o negócio neste ano têm sido impactadas, especialmente, por problemas relacionados a gargalos operacionais como capacidade de produção das fábricas e capacidade de distribuição.

A dívida líquida da empresa alcançou R$ 925,6 milhões no segundo trimestre, contra um crédito de R$ 57,8 milhões que a companhia tinha no mesmo período de 2022. Assim a alavancagem medida pela dívida líquida sobre o Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de uma relação negativa (quando se tem mais a receber do que a pagar) para 2,3 vezes em 30 de junho deste ano.

“A alavancagem subiu, não por efeitos de consumo de caixa, mas como reflexo da redução do Ebitda acumulado nos últimos 12 meses”, informou a Alpargatas no comunicado do balanço. “Acreditamos que, ao longo do segundo semestre, com o início da normalização dos volumes e a melhoria operacional, começaremos a observar um processo estrutural de desalavancagem.”

Prejuízo

No segundo trimestre, a Alpargatas registrou prejuízo de R$ 52,8 milhões, revertendo o lucro de R$ 64,2 milhões reportado no mesmo intervalo do ano passado. O prejuízo líquido consolidado no período foi de R$ 53,1 milhões, contra lucro de R$ 63,7 milhões um ano antes.

Vendas

A receita de vendas totais da marca Havaianas encolheram 12,5%, para R$ 919,2 milhões, com crescimento de 10,6% na receita líquida por par, mas queda de 20,8% em volumes, para 44,9 milhões de pares.

No Brasil, a receita da marca caiu 12,6% em base anual, para R$ 538,8 milhões, enquanto as vendas internacionais caíram 12,2%, para R$ 380,4 milhões. O resultado do Ebitda da Havaianas alcançou R$ 6,8 milhões, queda de 96,2% em um ano.

(*) Com informações da Alpargatas.

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