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Morre Luis Alfredo Maia, ex-head de produtos da Sugar Shoes

Luis Alfredo Maia

Morre Luis Alfredo Maia, ex-head de produtos da Sugar Shoes

Luis Alfredo Maia, ex-head de produtos da Sugar Shoes (Picada Café/RS), morreu nesta quarta-feira (17), aos 55 anos, vítima de tuberculose. Considerado um profundo conhecedor do mercado de calçados esportivos, era carinhosamente chamado de Neni Maia. No currículo, o profissional acumulava passagens por marcas como Fila, Skechers, Diadora e, mais recentemente, Coca-Cola Shoes. Ele tinha formação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Luis Alfredo Maia
Acervo pessoal Luis Alfredo Maia

Atuação na Sugar Shoes

Na Sugar Shoes, Neni atuou por quatro anos (2019-2024), ficando sob sua responsabilidade o direcionamento da equipe de designers na construção das linhas de calçados e sandálias da Coca-Cola, a Coca-Cola Shoes. Ao mesmo tempo, em paralelo, ele também foi o responsável por trazer a licença da marca Hurley para o portfólio da calçadista.

Nos anos 90

Antes de tudo, na década de 1990, ficou responsável pela gerência da marca Fila no Brasil.

Em 1998, em sua passagem pela Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS), quando a calçadista licenciou a Diadora, Neni assumiu a gestão da marca esportiva italiana nos mercados brasileiro, argentino e uruguaio.

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Por quase cinco anos, foi country manager (gerente nacional) da Skechers no Brasil. Além disso, Neni ficou responsável pela abertura da subsidiária brasileira da marca californiana de calçados esportivos. Do mesmo modo, ele coordenou uma equipe de 17 colaboradores internos e 22 representantes comerciais.

“Dupla dinâmica”

Em entrevista ao Exclusivo, o designer de calçados Rodrigo de Castilhos, que conservava uma amizade de mais de 30 anos com Neni, relembra com carinho a trajetória profissional do amigo. “Era incrível trabalhar com ele. Um profissional excepcional, um profundo conhecedor da indústria calçadista. Conversar com ele era uma pesquisa”, relembra. Do mesmo modo, Castilhos atuou ao lado de Maia em três momentos diferentes: em 1992, na Fila; no fim da década de 1990, na Diadora; e nos anos 2000, na Sugar Shoes. “Geralmente, fazíamos a dobradinha, eu no design de produto e ele nas vendas. Éramos a ‘dupla dinâmica'”, relembra.

Expertise em calçados esportivos

O representante comercial Roberto Wolf, proprietário da RAW Representações (Porto Alegre/RS) e que atuou ao lado de Neni em projetos de private label, destaca a expertise do profissional no segmento de calçados esportivos. “Sem dúvida, ele foi a pessoa que mais domina o assunto calçados esportivos que conheci nestes meus quase 40 anos de carreira. Tinha sempre as últimas notícias das principais empresas do setor”, comenta.

Sobretudo, Wolf acrescenta que Neni era um entusiasta, “uma pessoa que amava o que fazia, pro ativo e formador de equipes. Dotado de um grande caráter e muito carismático”.

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