Negócios

Missão da Assintecal promove exportações de componentes no Ceará

A iniciativa contemplou oficinas de preparação para exportação e criatividade, palestra sobre tendências, entre outras

Publicado em: 23/02/2024 07:47
Última atualização: 10/06/2024 07:51

Uma missão realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em Juazeiro do Norte/CE gerou bons frutos para empresas da região do Vale do Cariri. Promovida entre os dias 19 e 21 de fevereiro, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a missão contemplou oficinas de preparação para exportação e criatividade, palestra sobre tendências em materiais lançados no INSPIRAMAIS de janeiro e visitas de compradores internacionais a seis empresas locais.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, que acompanhou a iniciativa, destaca a força do polo cearense, não somente com relação ao potencial de negócios, mas também em termos criativos. “O Nordeste brasileiro é um polo cultural muito rico de criatividade. A Assintecal, como entidade setorial que representa empresas brasileiras, tem a missão de instigar para que todo esse potencial se transforme em negócios, gerando desenvolvimento econômico e social para a Região”, avalia.

Segundo ele, empresários que participaram das oficinas saíram satisfeitos com os aprendizados, que abrangeram formação de tabelas de preços para exportações, atendimento personalizado para cada mercado internacional, questões tributárias globais e uso da identidade regional na criação de produtos com design diferenciado.

Prática

No último dia de missão, 21 de fevereiro, as empresas puderam aplicar os aprendizados das oficinas realizadas. Durante todo o dia, as indústrias de componentes locais IBK, PVC, HG, Kazzir, Sassa e Evatec receberam compradores do México (Sandálias Caribeñas) e do Peru (Clutch). “As visitas foram um primeiro contato para alinhar negócios futuros com alguns dos principais mercados internacionais para os componentes brasileiros”, conclui o gestor. A missão foi uma realização do Brazilian Materials que contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas