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Mercado de luxo deve movimentar R$ 130 bilhões até 2030 no Brasil

Mercado de luxo deve movimentar R$ 130 bilhões até 2030 no Brasil

Desde 2018, o consumo de luxo tem crescido no Brasil de forma constante, uma média de 18% ao ano, impulsionado em grande parte pela pandemia, que intensificou o consumo de itens e serviços de luxo pela população de alto poder aquisitivo no mercado nacional. Em 2022, este nicho movimentou aproximadamente R$ 74 milhões e a perspectiva é atingir R$ 130 bilhões até 2030 no País. Os dados são de um estudo inédito divulgado, nesta segunda-feira (8), pela consultoria global Bain & Company.

Entre os nove segmentos apontados no estudo, destaca-se o de moda e itens pessoais, que inclui vestuário, calçados, acessórios, joias, relógios e produtos de beleza e faturou R$ 18 bilhões em 2022, com previsão de crescimento de 10% até 2030. Já segundo a consultoria indiana RationalStat, o mercado global de sapatos femininos de alto padrão deve seguir em expansão pelos próximos seis anos, com taxa composta de crescimento anual de 7,8%, chegando a US$ 51,7 bilhões.

No Brasil, de acordo com a Bain & Company, as opções de parcelamento, os preços compatíveis com mercado internacional e o crescimento da riqueza dos indivíduos com alta capacidade financeira despontam como os principais motores para essa expansão.

Desaceleração

Por outro lado, conforme o relatório, são pontos de atenção a desaceleração do número de pessoas de maior poder aquisitivo e o mercado de revenda, que cresce a uma velocidade 1,5 maior que a venda de produtos novos, especialmente entre os consumidores afluentes, que começam a experimentar o mercado de luxo com compras em categorias de entrada.

ESG

Na análise, a Bain & Company aponta as oportunidades para as empresas reveladas a partir do estudo. A consultoria destaca que “com a ampliação do interesse por soluções em tecnologia e do comprometimento com iniciativas em ESG, as empresas que desejam desbravar o futuro do luxo devem buscar agilidade para identificar novos modelos de negócio de sucesso e ousadia para se posicionar como o elemento vital desses modelos alternativos”. 

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