Marcas de calçados desenvolvem sistema de fornecimento regenerativo de matéria-prima
Uma matéria-prima obtida a partir de processos que sustentam a biodiversidade, preservam os ciclos da água, melhoram a saúde do solo e sequestram carbono. Assim é desenvolvido, desde 2021, o projeto inédito, Regenerative Outcome Verified (ROV), de fornecimento de borracha regenerativa da empresa norte-americana VF Corporation, controladora das marcas de calçados Timberland e Vans, e que utiliza exponencialmente o material na sola dos seus produtos.
Há dois anos, a VF Corporation anunciou uma parceria com o Terra Genesis – grupo de designers, com sede na Tailândia, que se concentra em sistemas de abastecimento agrícola –, para criar uma cadeia de suprimentos para sua borracha, que vem de fontes que utilizam agricultura regenerativa. “Abordagem que engloba uma variedade de práticas ambientalmente e socialmente conscientes, e que não apenas muda as práticas de cultivo e ajuda a melhorar a vida dos agricultores, mas também ajuda a reabastecer e fortalecer o solo, as plantas e a natureza ao redor”, diz a VF Corporation em comunicado.
Projeto de fornecimento escalável
Após um projeto piloto que durou três anos com a VF Corporation, a Terra Genesis trabalhou com 300 agricultores na Tailândia para aumentar a produção de borracha regenerativa para uso no portfólio de produtos das marcas administradas pela companhia norte-americana. Em fevereiro do ano passado, a Timberland lançou seu primeiro produto com a borracha natural cultivada de forma regenerativa.
“A promoção de práticas regenerativas como a deste projeto exemplificam o poder da ação coletiva. Nossas parcerias com os agricultores tailandeses e a Terra Genesis têm sido fundamentais para o avanço desta iniciativa, que como projeto piloto para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento escalável”, sugere a vice-presidente de sustentabilidade global da VF Corporation, Jeannie Renné-Malone.
Princípios básicos
Para desenvolver o projeto de fornecimento de borracha regenerativa foram definidos quatro princípios básicos, que incluem: melhorar progressivamente agroecossistemas inteiros (solo, água e biodiversidade); criar designs específicos para o contexto e tomar decisões holísticas que expressem a essência de cada agricultor/produtor; assegurar e desenvolver relações justas e recíprocas entre todas as partes envolvidas; e crescer e desenvolver continuamente indivíduos, agricultores/produtores e comunidades para expressar seu potencial inato.
Novas oportunidades com outras matérias-primas
Além da borracha, a VF Corporation também tem trabalhado em projetos/programas piloto de fornecimento regenerativo de outras matérias-primas como lã e algodão. “Seguiremos explorando oportunidades com fornecedores, que estão aprimorando suas práticas agrícolas sustentáveis”, diz a empresa no comunicado.
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