Negócios
Marcas brasileiras superam US$ 30 milhões em vendas na maior feira mundial de calçados
Em quatro dias de mostra, calçadistas nacionais comercializaram 740 mil pares
Última atualização: 12/08/2024 12:22
As 76 marcas brasileiras que integraram, nesta semana, o hall de expositores da 96ª Micam Milano, a maior feira de calçados do mundo, devem ultrapassar US$ 30 milhões em negócios – valor próximo dos US$ 32 milhões atingidos por 60 etiquetas nacionais presentes na mostra de setembro de 2022. Nesta 96ª edição, conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foram comercializados in loco 740 mil pares, que geraram US$ 10,3 milhões. O evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro, em uma área de 60 mil metros quadrados no centro de exposições Fiera Milano Rho, em Milão, no norte da Itália.
Segundo a Abicalçados, mesmo com os problemas macroeconômicos, a Europa se destacou como um "grande consumidor de calçados brasileiros" durante a 96ª Micam Milano. “Além de europeus, as marcas brasileiras reportaram visitação de compradores do Oriente Médio, Ásia, Oceania e Américas. Foi uma Micam Milano bastante internacionalizada”, comenta a analista de promoção comercial da entidade, Paola Pontin.
Estreia em feiras internacionais
A 96ª Micam Milano marcou a estreia da Kenner e da Redley, etiquetas da S2 Holding (Rio de Janeiro/RJ), em feiras internacionais. “Tivemos um feedback extremamente positivo, com negócios fechados já na feira e outros que ficaram alinhavados", comenta o diretor de exportação da companhia, Jefferson Berz. Com uma produção que totaliza 9 milhões de pares – somando Kenner e Redley –, a empresa, que começou recentemente projeto de internacionalização, trabalha com a meta de exportar entre 10% e 20% dos seus calçados até 2028. “Para isso, as feiras internacionais são fundamentais”, frisa Berz.
A participação das 76 marcas brasileiras na 96ª Micam Milano foram apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento à exportação de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
(*) Com informações da Abicalçados.