Marca de calçados usa inteligência artificial para apoiar vendas
Uma marca brasileira de calçados, presente em 45 mil lojas distribuídas em cem países, está utilizando inteligência artificial (IA) para apoiar sua força de vendas. A Melissa, etiqueta própria de sandálias e acessórios da Grendene (Farroupilha/RS), lançou seu primeiro assistente virtual baseado em IA generativa. A estratégia passa a ser adotada em um momento em que a Melissa anuncia planos de crescimento.
De acordo com o diretor de Negócios Digitais da Grendene, Daniel Gandolfi, a iniciativa visa aprimorar a eficiência operacional da equipe de vendas. “Oferecendo recomendações precisas e oportunas aos consumidores, enquanto reforça o compromisso da Grendene em adotar novas tecnologias para impulsionar o sucesso de seus parceiros e franqueados”, aponta o gestor.
Gandolfi acrescenta que a adoção de IA “não só demonstra o compromisso da Grendene em liderar a inovação” no setor de calçados. “Mas também destaca a importância de trazer soluções tecnológicas avançadas para todos os aspectos do varejo, desde as relações B2C (vendas diretas ao consumidor) até às B2B (vendas para lojistas)”, pontua.
Inteligência artificial alimentada com quatro coleções
A IA, denominada Charla, está sendo alimentada com informações das últimas quatro coleções da marca, juntamente com dados de vendas de dois dos principais clubes Melissa. Os testes piloto estão sendo conduzidos nas lojas próprias da Melissa no Rio de Janeiro/RJ. Entretanto, os planos de expansão são para toda a rede após a validação inicial.
Ganhos
O uso da assistente trará ganhos para os colaboradores em diversas frentes. Um exemplo é o conhecimento estratégico de estoque e redirecionamento inteligente, em que a IA Charla, utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede, poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local. Além disso, também pode direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.
Ao mesmo tempo, ela deverá trazer recomendações altamente personalizadas. Tendo como base a análise do histórico de compras e as preferências individuais de cada cliente, aprimorando a experiência de cada um. “Isso não só encoraja a fidelidade do cliente, mas também fomenta o retorno frequente. O que resulta em um aumento constante nas vendas ao longo do tempo”, comenta o head de retail tech da Melissa, Walter Duarte.
Identificação de tendências e estratégias
Duarte também destaca a possibilidade de identificação de tendências e estratégias de estoque. Tudo isso por meio da análise dos padrões de compra e do comportamento dos clientes. “Será possível identificar quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos. O que possibilita à loja direcionar seus recursos para estoque e estratégias de marketing de produtos que estão em alta demanda e seguindo as tendências atuais do mercado”, explica.
Uma vez concluída a fase de testes, o assistente virtual será disponibilizado para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil. Desse modo, o objetivo é melhorar a experiência do cliente, impulsionar as vendas complementares e cruzadas. Além disso, identificar tendências de mercado para otimização do estoque e estratégias de marketing.
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