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Marca de calçados é vendida por US$ 1,5 bilhão em dinheiro

Collab da Supreme com a Dr. Martens, marca dos coturnos mais famosos do mundo

Marca de calçados é vendida por US$ 1,5 bilhão em dinheiro

Uma marca de streetwear, que inclui calçados e vestuário, foi vendida pelo equivalente a US$ 1,5 bilhão (R$ 8,2 bilhões na cotação atual) em dinheiro. Nesta quarta-feira (17), a EssilorLuxottica, líder global na indústria óptica e dona da Ray-Ban, anunciou a aquisição da Supreme. Desde 2020, a brand, reconhecida por produzir roupas, acessórios e skates, pertencia à VF Corporation – a detentora da Vans e Timberland pagou, na época, US$ 2,1 bilhões pela etiqueta de skateboard.

De acordo com o presidente e CEO da EssilorLuxottica, Francesco Milleri, a Supreme “alinha-se perfeitamente com a nossa jornada de inovação e desenvolvimento, oferecendo-nos uma conexão direta com novos públicos, linguagens e criatividade”.

Ao mesmo tempo, em comunicado, Milleri explicou que a EssilorLuxottica trabalhará para “preservar” a abordagem comercial “totalmente direta e experiência de cliente” da Supreme.

“A Supreme terá seu próprio espaço dentro de nosso portfólio de marcas próprias e também complementará nosso portfólio licenciado. Eles estarão bem posicionados para aproveitar a experiência, as capacidades e a plataforma operacional do nosso grupo”, disse Milleri.

Collab da Supreme com a Dr. Martens, marca dos coturnos mais famosos do mundo
Divulgação/Supreme Collab da Supreme com a Dr. Martens, marca dos coturnos mais famosos do mundo

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Venda da marca Supreme era algo natural

Sob gestão da VF Corporation, a Supreme expandiu sua presença em importantes mercados como o chinês e o sul-coreano. Além disso, voltou a apresentar forte crescimento. Entretanto, dado o modelo de negócio distinto da marca e o formato integrado da VF, a análise estratégica da gestora concluiu que existiam “sinergias limitadas” entre a Supreme e a VF, tornando a venda um próximo passo natural.Espera-se que a venda da Supreme dilua o lucro por ação da VF no ano fiscal de 2025.

“Embora sempre procuremos ajustar o portfólio VF de tempos em tempos, esta transação nos dá maior flexibilidade de balanço. Também apoia o nosso programa global para melhor posicionar a empresa para um crescimento a longo prazo e níveis de dívida mais normalizados”, disse o presidente e CEO da VF Corporation, Bracken Darrell.

A VF Corporation tem passado por um processo de reestruturação. No fim do ano passado, a dona das marcas de calçados Vans e Timberland desligou 500 funcionários em 25 países.

Entretanto, a negociação deve ser concluída até o fim do ano fiscal de 2024. Ao mesmo tempo, o acordo está sujeito às condições habituais dos órgãos regulatórios. A marca Supreme administra um negócio digital e 17 lojas nos Estados Unidos, Ásia e Europa.

Collabs

A Supreme é bastante conhecida por uma extensa linha de colaborações com marcas como Nike, Air Jordan, Vans, Clarks, The North Face, Hanes, Playboy, Levi’s, Timberland, Comme des Garçons, Stone Island, Undercover, White Castle e Hysteric Glamour. Em janeiro de 2017, a grife de moda de luxo Louis Vuitton realizou um desfile, que contou com uma collab com a etiqueta de streetwear.

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