×

Marca de calçados de segurança investe US$ 5,5 milhões em nova fábrica

Marca de calçados de segurança investe US$ 5,5 milhões em nova fábrica

A empresa portuguesa AMF Safety Shoes, uma das principais fabricantes europeias de calçados de segurança e que produz a marca To Work For, está investindo, em uma primeira fase, 5 milhões de euros (cerca de US$ 5,5 milhões) em uma nova fábrica, em Lousada, no norte de Portugal. A empresa, que somou um volume de negócios da ordem de US$ 38 milhões em 2023, adquiriu uma antiga unidade industrial em Boin, que está sendo totalmente remodelada. Perspectiva é de que sejam gerados, no médio prazo, 130 postos de trabalho diretos.

“São investimentos massivos em equipamentos. Pretendemos transformar esta nova planta industrial em uma fábrica modelo, especialmente na área de injeção de calçados, com formas diferentes de produção, a partir de máquinas específicas que estamos desenvolvendo e que ainda não existem no mercado”, comenta o administrador da AMF Safety Shoes, Albano Fernandes.

A fábrica, que ainda não tem data definida para entrar em operação, deve gerar, na primeira fase, 30 postos de trabalho diretos. Contudo, a pérspectiva da empresa é que sejam abertas outras cem vagas no médio prazo – a partir do início da operação.

A unidade vai abrigar, além da área produtiva, setor de logística – que será uma extensão da matriz em Guimarães –, showroom e loja modelo de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Falta de mão de obra especializada

Ao mesmo tempo em que aplica US$ 5,5 milhões na nova fábrica em Lousada, a AMF informou que deixará de investir em suas outras unidades fabris, todas localizadas em Portugal (Guimarães e Vila do Conde). Em entrevista à agência portuguesa de notícias Lusa, Fernandes disse que um dos motivos deste “redirecionamento de investimentos” passa pela escassez de mão de obra especializada. “Lousada é uma região industrial, com perfil voltado para as áreas têxtil e de calçados, e por lá identificamos boas perspectivas no que diz respeito à mão de obra. Inclusive, na nova fábrica vamos destinar uma parte da área produtiva para a qualificação de jovens que tenham interesse em atuar na empresa”, comenta o gestor.

Do outsourcing para a marca própria

Antes de criar a marca própria To Work For, a AMF, fundada em 1999, se consolidou em outsourcing, com projetos de private label para grandes marcas europeias. Atualmente exporta 85% da sua produção de EPIs, maioritariamente para a Europa, especialmente Alemanha, países escandinavos, Suíça e Países Baixos. O foco da expansão internacional da empresa está concentrado, neste momento, nos Estados Unidos e Canadá.

Share this content:

Publicar comentário