Loja de calçados vai fechar as portas depois de 65 anos
Uma tradicional loja multimarcas de calçados e artigos esportivos do interior de Minas Gerais anunciou o encerramento do negócio. Após 65 anos ininterruptos de atividades, a Imperatriz dos Calçados vai fechar as portas no Centro de Patos de Minas/MG, cidade localizada na região do Alto Paranaíba e a 400 km de Belo Horizonte/MG. Ao mesmo tempo, o fechamento definitivo está previsto para este segundo semestre.
De acordo com o diretor da loja, Pedro Paulo Fonseca de Freitas, da segunda geração da família de proprietários, o fechamento se deve à falta de sucessão no negócio. “Não foi uma decisão da noite para o dia. Era algo que eu já estava pensando há pelo menos dois anos e como não tenho sucessor, resolvi encerrar o negócio”, disse o gestor em entrevista ao Exclusivo.
Pedro assumiu o comando da Imperatriz dos Calçados em 1988, sucedendo o pai e fundador da loja, José Antônio de Freitas. Além disso, nos últimos 20 anos, o ponto de venda funcionava na Rua Major Gote, 787, na área central de Patos Minas. “A esquina mais movimentada da cidade”, frisa o gestor.
Antes de fechar as portas definitivamente, a loja está liquidando o seu estoque. Segundo o proprietário, ainda restam 3,5 mil pares. “Quando decidimos pelo encerramento do negócio chegamos a estimar que haviam 5 mil pares no estoque. Na verdade, tínhamos 7 mil pares e já comercializamos a metade deles”, comenta. Segundo Pedro, a previsão é encerrar o negócio em 31 de agosto. “Os calçados que sobrarem no estoque serão doados”, completa.
Em fevereiro, a Casa Tody, conhecida por vender calçados infantis de couro e a primeira loja aberta na Rua Augusta, fechou as portas depois de 70 anos em São Paulo.
Comunicado de fechamento da loja
A Imperatriz dos Calçados divulgou um comunicado em que informa sobre o fechamento do negócio. “É com grande emoção que anunciamos, que após 65 anos de história, decidimos encerrar as atividades”.
Além disso, na nota, a empresa fez um agradecimento especial aos clientes, amigos e colaboradores. “Aproveitamos para expressar nossa profunda gratidão por cada um de vocês, que fizeram parte dessa trajetória. Sem sua lealdade e confiança, não teríamos alcançado tantos anos de sucesso”. Ao mesmo tempo, o comunicado segue dizendo que “enquanto nos despedimos, levamos conosco lembranças preciosas e a certeza de que cada cliente se tornou parte da nossa família”.
Outro segmento de negócio
Posteriormente, após encerrar as atividades da Imperatriz dos Calçados, Pedro passará a se dedicar a outro negócio da família: uma rede de quatro lojas franqueadas e um e-commerce de marca de roupas esportivas e moda íntima feminina e masculina.
Share this content: