×

Killing é recertificada no único programa ESG calçadista do mundo

Killing passou da categoria Ouro para a Diamante, a mais alta do Origem Sustentável

Killing é recertificada no único programa ESG calçadista do mundo

A Killing S.A. Tintas e Adesivos (Novo Hamburgo/RS), detentora da marca de adesivos para calçados Kisafix, foi recertificada no programa Origem Sustentável. Criada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a iniciativa é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Recentemente, a Piccadilly Company (Igrejinha/RS), também foi recertificada no programa.

Killing passou da categoria Ouro para a Diamante, a mais alta do Origem Sustentável
Divulgação Killing passou da categoria Ouro para a Diamante, a mais alta do Origem Sustentável

Com a recertificação, a Killing passa da categoria Ouro do Origem Sustentável para a Diamante, a mais alta do programa. O reconhecimento foi entregue no dia 14 de junho, pelo presidente e pela superintendente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger e Silvana Dilly, respectivamente, e pelo presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ao CEO da Killing, Milton Killing.

Siga o Exclusivo no Instagram

“Antes mesmo de se falar em sustentabilidade, a Killing já era uma empresa comprometida com as ações sociais e ambientais. Nesses mais de 60 anos, aprimoramos essas práticas em uma evolução que deve ser contínua. Esse reconhecimento, com o Selo Origem Sustentável Diamante, demonstra que estamos no caminho certo”, afirma o CEO da Killing, Milton Killing.

“A Killing, cada vez mais, se torna uma referência para a cadeia produtiva do calçado. Certamente, é uma empresa que ajuda a tornar o mundo mais sustentável”, destaca o presidente da Assibntecal, Gerson Berwanger.

Ações da Killing

Entre as iniciativas da Killing estão ações ambientais, como por exemplo, o uso de água e o cuidado com a geração de efluentes e a destinação de resíduos sólidos. Além disso, adota energias renováveis e o monitora a qualidade do ar. Desde 2019, por exemplo, a empresa deixou de emitir o equivalente a 993 toneladas de dióxido de carbono. Em 2023, a empresa também distribuiu 350 mudas de árvores nativas para os colaboradores plantarem em suas casas.

Ao mesmo tempo, o engajamento social também é destaque com ações como o evento “Meio Frango Simplesmente Juntos”, que desde 2017 mobiliza colaboradores e comunidade, com preparo, venda e distribuição de kits de meio frango, salada e pão, com arrecadação totalmente destinada a entidades sociais da região de Novo Hamburgo/RS.

Além disso, a Killing também promove, a partir de instituições, a doação de tintas para pintura de escolas, museus e outros espaços públicos; e prepara novas doações para este ano, para atender escolas e hospitais, das cidades atingidas pelas enchentes de maio.

Origem Sustentável

Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável segue a diretriz de 104 indicadores. Eles estão distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). Nesse sentido, as auditorias são realizadas por órgãos independentes como Senai, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente, mais de 90 empresas de calçados e componentes, que respondem por mais de 45% da produção nacional do setor estão certificadas ou em processo de certificação.

(*) Com informações da Assintecal.

Share this content:

Publicar comentário