Inspiramais reuniu 150 expositores; veja as avaliações de alguns deles
A 27ª edição do Inspiramais – Salão de Design, Moda e Sustentabilidade em materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias –, reuniu 150 expositores, que apresentaram mil novos materiais inovadores e sustentáveis, nos dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS.
O Inspiramais é uma promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.
Veja abaixo as impressões e avaliações de alguns expositores do 27º Inspiramais:
OCM Best Brasil
Rafael Lampert, da área comercial da OCM Best Brasil (Novo Hamburgo/RS), empresa especializada em couros bovinos com pelo, destaca a visitação profissional do Inspiramais, que tradicionalmente, além de receber designers, também conta com a participação dos compradores das empresas. “Diferente do designer, que vai para o evento já focado em algum determinado produto, com foco no estilo, o comprador pode abrir outras oportunidades para o fornecimento de materiais, além de nos passar alguma dificuldade que a empresa possa ter para conseguir determinado material”, salienta Lampert.
Magma Têxtil
A Magma Têxtil (São Paulo/SP) ampliou o seu portfólio da linha Tubox com o lançamento, durante o Inspiramais, de contrafortes e couraças. O diretor da empresa, Fernando Nicory, explica que a apresentação destes novos produtos surgiu a partir da demanda de clientes e do mercado. “Há uma movimentação tanto no Brasil quanto no exterior de consolidação de alguns players, que produzem estes materiais. Ou seja, o mercado ficou mais concentrado e os clientes querem sempre ter mais opções de fornecimento. Com a inclusão destes novos materiais em nosso portfólio, o mercado entendeu que somos uma opção importante e vivável para eles no negócio”, sustenta Nicory.
RR Componentes
A RR Componentes (Três Coroas/RS) participou do Inspiramais com um estande maior. “Dobramos o tamanho do nosso espaço para conseguir atender melhor os clientes e ainda faltou espaço”, frisa o sócio-diretor da empresa, Robson Nascimento, que destacou a visitação do evento. “De todas as edições que participamos do Inspiramais, acredito que esta foi a melhor em termos de visitação”, acresenta. A companhia do Vale do Paranhana, que também integrou o hall de fornecedores do Projeto Comprador, abriu novos mercados, especialmente, com parceiros da América Latina, da Espanha e de Portugal.
Wiva Bordados
Em sua quinta participação no Inspiramais, a Wiva Bordados (Ivoti/RS) comemora o fechamento de negócio com novo cliente da Colômbia. Durante a 27ª edição do evento, a empresa concretizou a venda de 300 metros de material plissado para a produção de bolsas. “O cliente chegou em nosso estande, viu o nosso produto, que não tem no país dele, e de cara já disse que queria o material. Fechamos o negócio na hora e, inclusive, ele fez o pagamento naquele momento. Só este negócio já pagou todo o investimento que fizemos para estar presente no Inspiramais”, conta o diretor da Wiva Bordados, Clovis Vargas.
Componarte
O Inspiramais é o momento em que a Componarte (São João Batista/SC), empresa especializada no fornecimento de laminados sintéticos para a indústria calçadista, lança o preview de sua coleção. “É o ponto dde partida para apresentarmos as nossas novidades para o mercado. Além disso, é neste momento também em que conseguimos verificar se nossa coleção está assertiva e se é necessário fazer algum ajuste a partir do feedback que recebemos de nossos clientes e parceiros”, afirma a designer da Componarte, Mariane Fumagalli. Mesmo o setor de calçados seguindo como o principal cliente da companhia caterinense, a fornecedora conseguiu, no evento, ampliar a sua base de clientes de outras áreas. “Iniciamos no Inspiramais as trativas de negócios com clientes dos setores de móveis, vestuário e de pet, que é uma linha em que estamos crescendo bastante”, completa Mariane.
Pegasus Bordados Eletrônicos
Erno Luis Feyh, sócio-diretor da Pegasus Bordados Eletrônicos (Igrejinha/RS), observa a visibilidade que o evento proporciona para o seu negócio. “Conseguimos abir uma nova cliente de uma região distante 700 KM da nossa sede e que não temos representante. Ou seja, se não tivéssemos no Inspiramais, dificilmente conseguiríamos chegar a este futuro cliente”, comenta. No salão, a empresa iniciou conversas com possíveis novos clientes do Chile e da Argentina. “Nos consultaram sobre preços e prazos, e nos solicitaram amostras. Acreditamos que estes negócios vão frutificar, porque houve interesse destes possíveis novos clientes”, comenta.
Share this content: