Negócios

Inspiramais agrega novos segmentos para gerar mais oportunidades

Organizadores do evento articularam parcerias com a indústria de calçados de segurança e com câmaras calçadistas de três países para a 27ª edição do salão

Publicado em: 23/01/2023 12:12
Última atualização: 13/09/2024 12:25
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

O Inspiramais - Salão de Design, Moda e Sustentabilidade em materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias -, chega à sua 27ª edição na próxima semana ainda mais diversificado. O evento, marcado para os dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS, agrega a participação de novos segmentos.

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), entidade que promove o Inspiramais, articulou parcerias com a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg); com as câmaras da indústria do calçado da Argentina, do México e da Espanha; com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - Senai CETIQT - e com o Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente. "Queremos oxigenar ainda mais o evento. O foco principal desta edição e, em especial, destas articulações, está em mostrar para os nossos associados o mundo de oportunidades que temos em outros segmentos", afirma a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly.

Recebendo, em média, a cada edição 7 mil visitantes, o Inspiramais conta com 150 expositores, que apresentam, em primeira mão, mil materiais sustentáveis e inovadores para a temporada 2024_I Primal, lançados a partir da pesquisa Conexão Inspiramais.

A pesquisa que tangibiliza os mil materiais apresentados no evento é coordenada pelo estilista Walter Rodrigues, e traz os temas Legado (rusticidade, retorno às origens, western e simplicidade) e Etéreo (fragilidade, sensibilidade tátil e aconchego). "Buscamos investigar quais os sinais primordiais que indicam os caminhos, para compreender o que nos aguarda a partir do momento em que a pandemia estiver estabilizada e quais serão os desejos dos consumidores", explica Walter.

O estilista afirma que a pesquisa de inspirações é complexa, no sentido de que abrange desde a matéria-prima até o produto final e a sua performance no varejo. "O que traz uma maior assertividade para os fabricantes e varejistas", frisa. Segundo Walter, a análise é realizada por meio da metodologia da Pirâmide, sendo a base (10%) o laboratório da pesquisa, o processo de desenvolvimento dos materiais (30%) e o topo (60%) que corresponde à massificação e à aprovação do mercado.

O Inspiramais é uma promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

"Apresentamos materiais para exportarmos moda"

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Em entrevista ao Exclusivo, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, projeta a 27ª edição do Inspiramais, e fala sobre como as novas parcerias estabelecidas com Animaseg, Senai e câmaras da indústria do calçado da Argentina, México e Espanha, podem gerar novas oportunidades para o setor brasileiro de componentes para calçados.

Como o Inspiramais é um evento que ocorre na largada do ano, você acredita que terá algum reflexo da mudança do governo federal no evento?
Não podemos ficar pensando que o mercado brasileiro vai ficar estagnado, que o governo mudou e que não tem o que fazer, que o mercado vai desacelerar. Precisamos mostrar que temos potencial de venda. Todo o movimento que estamos fazendo nesta edição, agregando novos segmentos e oportunidades, são novas possibilidades para inserirmos os componentes brasileiros em mais mercados.

Qual a questão/ponto-chave desta edição do salão?
Vejo que o ponto principal do 27º Inspiramais é demonstrar que ele é um evento de apresentação de materiais para exportarmos moda.

A sustentabilidade segue em voga nesta edição? Qual a importância e como está a inserção do mercado de compnentes neste tema?
Em edições anteriores tínhamos a apresentação dos materiais de sustentabilidade em um espaço diferenciado. Agora, acreditamos que este tema é transversal, ou seja, todos estes referidos materiais estão reunidos em nossa exposição principal.
A sustentabilidade não é mais um diferencial nos negócios, ela é essencial. E a inserção do tema na indústria de componentes está evoluindo. É verdade que temos muito o que avançar, mas também é preciso considerar que já avançamos muito também.

Qual a importância de agregar o Senai ao Inspiramais?
É a primeira que o Inspiramais recebe o Senai CETIQT, do Rio de Janeiro/RJ, que atende os setores de confecção e moda. Eles compartilham no evento um estande com o Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, de Estância Velha/RS. É importantíssima a reunião destas duas instituições em um mesmo estande, para trabalhar com a indústria. Eles oferecem seus serviços tanto para visitantes quanto expositores. Importante ressaltar que onde tem Senai, tem edução e inovação de ponta.

O Inspiramais se notabilizou por ser um evento que reúne associações de diferentes segmentos. Qual a importância disto tanto para o salão quanto para o fortalecimento das próprias associações?
O Inspiramais, sem dúvida, é o evento que reúne o maior número de associações parceiras no Brasil. Então, ele é um salão que, cada vez mais, agrega parcerias com associações. Afinal, é das associações que vem o direcionamento para a indústria. As associações precisam ficar unidas, para se fortalecerem. São elas que representam as empresas e é papel fundamental destas instituições "puxar" a indústria de materiais.

De que forma as parcerias com as câmaras da indústrias de calçados da Argentina, México e Espanha podem contribuir para alavancar as exportações de componentes?
É fundamental, especialmente, em termos de relacionamento, networking. Precisamos nos aproximar cada vez mais destas câmaras. Afinal, se fazer com que o meu associado exporte, não é só indo para uma feira internacional com ele. Temos que proporcionar estes encontros com estas câmaras, estabelecer e fortalecer parcerias. Para as próximas edições do Inspiramais desejamos seguir com estas parcerias internacionais.

Rodadas de negócios reúnem 31 compradores internacionais

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

O Inspiramais recebe 31 compradores internacionais da América Latina e da Europa, que participam de rodadas de negócios com fornecedores de materiais.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que o bom momento das exportações para o setor de componentes, registrado ao longo de 2022, deve refletir no evento. "Entre janeiro e outubro foram exportados mais de US$ 350 milhões de componentes, principalmente para países da América Latina e Europa. O valor é 14% maior do que o registrado em 2021", comenta, ressaltando que, dos dez maiores compradores internacionais do setor, seis são da América Latina.

A participação dos compradores internacionais no salão é viabilizada pela Assintecal, por meio do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Grupos

Participam das rodadas compradores dos grupos Asuncion Sanchez Jaen (Espanha), Bata (Colômbia), Bonefish Jeans (México), Calzado Caprino (Colômbia), Calzado Floga (México), Calzado Mi Lord (México), Calzado Roy (Guatemala), Capa de Ozono (México), Casa Ortiz (Bolívia), Cloetas (Argentina), Clutch (Peru), Cuadra (México), Eurocalzado (Guatemala), Eurofina (Romênia), Fatto (Equador), Flora (Colômbia), Condor (Peru), Lunazar (México), Majestic (Colômbia), Mir Kozhi (Rússia), Mishka (Argentina), Pira Calzados (Argentina), Plumex (Portugal), Pretty Ballerinas (Espanha), Quirelli (México), Regina Romero (México), Sandalias Caribeñas (México), Santrade (Portugal), Smith Shoes (Colômbia), Trendy Shoes (México) e Wqalon (Peru).

Novo segmento

Uma das novidades é a presença de fabricantes de calçados de segurança, que participam de rodadas de negócios com fornecedores de componentes. A parceria foi alinhada com a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg). "É um nicho (calçados de segurança) que vem crescendo e que está demandando componentes inovadores", avalia a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos.

Hub Conexão Criativa

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Outro destaque do salão é o Hub Conexão Criativa, que apresenta materiais inovadores e sustentáveis de 44 micro e pequenas empresas, associações, cooperativas, artesãos e designers selecionados por uma curadoria coordenada pela consultora do Núcleo de Design do Inspiramais, Flávia Vanelli.

"O hub é composto por parceiros de inovação em design visando enfrentar os desafios ambientais, atentos aos objetivos do desenvolvimento sustentável e às práticas ESG, com um modelo de inovação ágil e que demonstra, na prática, que a sustentabilidade e a circularidade são possíveis", comenta a criativa, ressaltando que neste ano estarão expondo no espaço empresas pertencentes a todos os 26 estados e Distrito Federal, com temáticas que vão desde o desenvolvimento de componentes, sendo tecidos e tramas o produto mais abordado, até biomateriais e tecnologias facilitadoras de transição para modelos mais sustentáveis e circulares.

Programação de palestras

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

A programação de palestras do Inspiramais conta com 14 apresentações, que abordam temas como sustentabilidade, moda, negócios nacionais e internacionais, empreendedorismo e inovação.

A palestra de abertura do salão fica a cargo de Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal. A partir das 10h30 do dia 24, o estilista fala sobre as inspirações para as próximas coleções.

A segunda palestra está programada para o começo da tarde do dia 24, às 13h30, quando sobe ao palco Helen Formaggini Morais, analista de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai/MG) e Viviane Assunção, analista de projetos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ambas ligados à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Na oportunidade, as especialistas falarão sobre economia circular voltada para o setor da moda, trazendo cases e ideias que podem ajudar a indústria na criação de produtos mais sustentáveis.

Outro destaque é a palestra das 15h45, na qual o consultor/pesquisador e o analista de Mercado do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Ceqtic/Senai), Thales Calmon de Aguiar Neto e Rafael Bastos Rocha, falarão sobre as oportunidades de inovação na indústria do setor.

O primeiro dia terá ainda apresentações da Stahl (14h15) e do Grupo Soma (15 horas), além de cases de startups do Sebrae (16h30) e o panorama do mercado de materiais e calçados de segurança, da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) (17h15).

Segundo dia

No dia 25, o destaque é o painel do setor calçadista na Argentina, México e Espanha, países que estão, respectivamente, nas posições 1, 6 e 12 no ranking dos destinos internacionais de componentes para calçados. A partir das 10h30, Daniel Risafi - vice-presidente da Câmara de Calçados da Argentina (CIC) -, Imanol Martinéz Gómez - diretor de Marketing e desenvolvimento de negócios da Federação das Indústrias de Calçados da Espanha (FICE) - e Alfredo Villalpando, presidente do conselho diretivo da Câmara das Indústrias de Calçados do Estado de Guanajuato (CICEG) sobem ao palco para trazer um panorama dos seus respectivos mercados.

Já às 13h15, Walter Rodrigues faz preview da pesquisa que apresentará seus produtos no Inspiramais do segundo semestre de 2023. Na sequência, a partir das 14h15, Flávia Vanelli, curadora do Hub Conexão Criativa, falará sobre soluções criativas em sustentabilidade e inovação apresentadas pelo ecossistema de negócios de impacto.

Às 15 horas, outro momento bastante aguardado do salão. Sobem ao palco, para falar do preview do couro para 2024, Rodrigues, Marnei Carminatti - coordenador do projeto Preview do Couro e consultor do Inspiramais - e Ramon Oliveira Soares - consultor do Inspiramais.

O segundo dia terá, ainda, apresentações da Malwee sobre o mercado de confecções (11h15) e do Sebrae sobre empreendedorismo e soluções para micro e pequenas empresas (16h15).

Preview do Couro

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Realizado pelo projeto Brazilian Leather e By Brasil Components, Machinery and Chemicals, o Preview do Couro também é um dos destaques da programação do Inspiramais. Trata-se de uma mostra com couros especialmente desenvolvidos com antecipação de tendências.

"O Preview do Couro já se estabeleceu e conquistou credibilidade dentro do Inspiramais como referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda. O projeto cria um mix de possibilidades para designers, estilistas e empresas", explica Marnei Carminatti, um dos designers responsáveis pelo Preview do Couro.

O Brazilian Leather é um projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, sendo conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Serviço

27º Inspiramais - Inspiramais - Salão de Design, Moda e Sustentabilidade em materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias

Dias 24 e 25 de janeiro

Das 10 às 19 horas (dia 24)

Das 10 às 18 horas (dia 25)

Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787, Sarandi, Porto Alegre/RS)

Inscrições gratuitas pelo site oficial (inspiramais.com.br)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas