Indústria gaúcha tem o maior desempenho em quase dois anos
O desempenho da indústria gaúcha registrou a quarta alta nos últimos cinco meses. O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) cresceu 1,7% em outubro, na comparação com setembro. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), este é o maior nível do índice desde dezembro de 2022.
Siga o Exclusivo no Instagram
Em comunicado enviado ao Exclusivo, a Fiergs destaca que o resultado “recupera as perdas de maio provocadas pela enchente” no Rio Grande do Sul.
O presidente da Fiergs, Claudio Bier, reitera que o resultado de outubro “mostra que a recuperação da indústria gaúcha prossegue”. “O surpreendente crescimento econômico, o desemprego em queda, a renda em elevação e os baixos níveis de estoques continuam dando suporte para a expansão da atividade, juntamente com os esforços de reconstrução do estado”, afirma o dirigente.
Couros e calçados foi o segundo segmento com a maior reduçõa no nível de atividade no acumulado de janeiro a outubro. Na comparação com igual período do ano passado, a área registrou queda de 2,4%.
Perspectivas para a indústria gaúcha
Por outro lado, Bier observa que o cenário futuro para a indústria gaúcha “é composto de incerteza relacionada à questão fiscal do País, assim como a inflação e os juros em ascensão”. “O que explica, mesmo diante do aquecimento em curso, o pessimismo dos empresários gaúchos com o futuro da economia brasileira”, pontua. Ainda assim, o presidente da Fiergs salienta que as perspectivas para a atividade industrial nos próximos “é de continuidade do processo de recuperação cíclica, mas em um ritmo bastante moderado e sujeito a oscilações”.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: