Negócios
Havaianas abre sua primeira loja autônoma
Na nova unidade, marca focou em tecnologia de fácil usabilidade
Última atualização: 03/09/2024 07:44
Após disponibilizar customização 3D para sandálias, a Havaianas inaugurou em São Paulo/SP a sua primeira loja autônoma. A unidade, que comercializa calçados e acessórios, fica localizada no Parque Villa-Lobos e é a primeira da marca com atendimento totalmente automatizado no mundo. Para isso, a empresa focou em desenvolver uma tecnologia que tivesse fácil usabilidade e que, ao mesmo tempo, fornecesse um ambiente seguro para compra.
Desse modo, o cliente precisará baixar o aplicativo Havaianas Go (compatível com Android e IOS), se cadastrar na loja e fazer a leitura do QR code na unidade. A experiência de compra foi desenvolvida em parceria entre o time global da Havaianas com a Zaitt (Vitória/ES), considerada a primeira smartstore da América Latina. A estratégia envolve tecnologia para analisar o comportamento de consumo a partir de machine learning (aprendizado automático, na tradução livre), que é um subcampo da Engenharia e da ciência da computação que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial.
"O formato poderá inspirar iniciativas da marca globalmente. Unimos dois projetos em um: as lojas container, que já são uma realidade e foram desenvolvidas pelo nosso time de Brasil, e o formato de venda autônomo, idealizado pelo time global de Havaianas que está sendo testado primeiro aqui no País", comenta a VP de Marketing de Havaianas Global, Maria Fernanda Albuquerque.
Sustentabilidade
Além de toda a tecnologia, a Havaianas também procurou apostar em sustentabilidade para o desenvolvimento da estrutura da loja. A marrca usou 100 kg de lixo reciclado para criar uma estrutura de container, que abriga a operação.
O painel de borracha que decora a loja é feito com resíduos fabris e de chinelos coletados no programa Havaianas reCICLO.
Essa, no entanto, não é a primeira loja no formato container desenvolvida pela marca. A Havaianas tem unidades semelhantes em São Paulo e Santa Catarina. Diferentemente desse novo ponto, as outras lojas não tinham atendimento 100% automatizado.