Negócios
Grupo Ramarim é certificado no único programa ESG do setor calçadista no mundo
Em 2021, com práticas ambientais, companhia economizou R$ 20 milhões
Última atualização: 16/09/2024 14:16
Com economia de R$ 20 milhões a partir de práticas ambientais em 2021, o Grupo Ramarim (Nova Hartz/RS) recebeu, no dia 17, a certificação máxima no Origem Sustentável – única certificação ESG (sigla em inglês de governança ambiental, social e corporativa) para a cadeia calçadista no mundo.
Atualmente, 100% dos resíduos do processo produtivo do Grupo Ramarim são reciclados ou reaproveitados, 52% dos resíduos são transformados em energia e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril – transformadas em novos componentes para calçados (palmilhas, contrafortes, couraças, saltos e solados), sejam eles de couro ou material sintético. A companhia possui, ainda, certificado comprovando que a energia elétrica consumida pela empresa vem de fontes de energia renovável e ainda quantifica e gerencia a redução de emissão de gases do efeito estufa e compostos orgânicos voláteis.
No pilar social, em 2021, a fabricante calçadista disponibilizou treinamento para o desenvolvimento de gestores e líderes dos diversos setores organizacionais. A empresa também disponibiliza ajuda de custo para a formação nos níveis técnico e superior na área do calçado por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
"Fizemos uma série de transformações internas. Iniciativas que geram impacto positivo ao meio ambiente e sociedade. Assim garantimos um desenvolvimento sustentável propondo meios que harmonizem o progresso econômico aliado ao ambiental, social e cultural”, destaca o diretor de inovação e tecnologia do Grupo Ramarim, Rodrigo de Oliveira.
Compromissos
Nos próximos dois anos, o Grupo Ramarim tem o compromisso de compensar 100% de emissões de CO2 (gás carbônico/monóxido de carbon ou gás de efeito estufa). Até 2026, a companhia pretende utilizar 100% da captação de água da chuva no ambiente interno.
O Programa Origem Sustentável é gerido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).