Grendene totaliza R$ 790 milhões em receita no mercado interno
A Grendene (Farroupilha/RS), um dos principais players da indústria calçadista brasileira, totaliza R$ 790,5 milhões de receita bruta (receita total decorrente das atividades-fim da organização) no mercado interno. O resultado é relativo ao terceiro trimestre de 2024. E, na comparação com igual período do ano passado, o valor corresponde a um crescimento de 13,2%.
Do mesmo modo, a receita bruta da Grendene por par no mercado doméstico expandiu 12% para R$ 23,11. “Fruto do reajuste de preços realizado no começo de 2024 e do mix de produtos de maior valor agregado”, diz a calçadista em comunicado de resultados.
Resultado da Grendene “teria sido maior”
A fabricante observa que a expansão das vendas no Brasil teria sido maior, “não fosse a postergação de alguns pedidos de setembro para outubro”. O que, conforme a companhia, “desloca volume do 3T24 (terceiro trimestre de 2024) para o 4T24 (quarto trimestre de 2024)”. Nesse sentido, a empresa sustenta que “esse movimento de adiantamento de pedidos reflete a volatilidade do consumo e a oscilação das vendas na ponta (sell out)”.
“Cenário desafiador” no mercado interno
Entretanto, apesar do aumento da receita bruta no mercado interno ao longo do terceiro trimestre, a Grendene observa um “cenário desafiador” para o consumo doméstico. A empresa atribui esta perspectiva à “lenta recuperação do poder de compra das famílias, que vêm enfrentando dificuldades econômicas”. Entre elas, a calçadista elenca a “inflação persistente, a alta taxa de juros, o elevado nível de endividamento e o aumento das apostas esportivas, que têm absorvido parte do orçamento familiar, anteriormente, destinado ao consumo discricionário”.
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